Moradores do Bairro Santa Luzia, Zona Norte de Petrolina, que vivem nas proximidades do antigo lixão — área onde está sendo construído o Parque do Povo —, estão na bronca em relação ao despejo diário de entulho e lixo por caçambas. Segundo uma moradora, a movimentação intensa tem gerado uma nuvem de poeira que invade casas, carros e comércios da região. “Quando limpamos a casa, na mesma hora já está tudo sujo de novo, e o pior que é poeira de lixo. Já tem um monte de lixo do tamanho de um prédio. É uma situação assustadora”, contou.
A moradora ainda afirmou que a situação já compromete a saúde da comunidade. Muitos têm relatado crises alérgicas e problemas respiratórios. Ela também questionou o fato de o espaço, que foi anunciado como área de lazer e bem-estar, estar sendo transformado em um depósito de entulho. “Precisamos de uma resposta da prefeitura. Por que estão jogando entulho misturado com lixo se o local é pra ser de saúde e lazer?”, indagou.
O projeto do Parque do Povo foi apresentado pela Prefeitura de Petrolina como uma obra voltada à convivência, sustentabilidade e qualidade de vida. No entanto, a população cobra mais responsabilidade na execução da obra. O Blog encaminhou a demanda para a Prefeitura de Petrolina, que ficou de verificar a situação.
Eu