Moradores pedem contribuição para ajudar igreja que pode desabar

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2022 às 08:00

A Comunidade São Luiz Gonzaga, em Riacho Seco, distrito de Curaçá (norte da Bahia), está com sua igreja correndo risco de desabamento depois das fortes chuvas que atingiram a cidade e comprometeram a estrutura do templo religioso. Com mais de cem anos de história, a igreja – que já foi cenário de vários casamentos, missas e festas de padroeiro – precisa urgentemente de reforma. Em respeito ao patrimônio, até aqueles que não professam a fé católica estão se empenhando na realização de um bingo beneficente. O vencedor do primeiro prêmio leva um carneiro, doado por fiéis da comunidade. A cartela do bingo custa R$ 10,00. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, às 14h.

De acordo com Maria Sileide Pereira, que disponibilizou sua chave PIX para receber os valores da campanha, as doações espontâneas são sempre bem-vindas. “Esta igreja faz parte da história do nosso povo, é um patrimônio que não podemos perder. Precisamos valorizar essa história de mais de um século, mesmo que seja com uma pequena contribuição, pois o pouco para Deus é muito”, explica Sileide. A chave é o número de telefone: (74) 9 8107-7421.

Igreja centenária

Inaugurada em 1919, a Igreja de São Luiz Gonzaga está situada em frente a um Cruzeiro que, de acordo com a história, foi erguido pelo famoso beato Antônio Conselheiro. O sino da igreja, que veio de uma antiga capela, também feita por Conselheiro, foi trazido da capital, Salvador, no lombo de um burro. O padroeiro da comunidade foi sugerido por Luiz Bispo, que foi o líder da obra e era devoto de São Luiz, por ter sido batizado com seu nome. O padroeiro comemorado no dia 21 de junho é patrono da juventude e dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…