O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participará nesta sexta-feira (13), em Petrolina, da apresentação institucional da Nova Hidrovia do São Francisco (HN-500). O evento acontecerá no auditório da Fundação Nilo Coelho e marca mais um passo na consolidação de um dos projetos logísticos mais importantes para o escoamento de cargas e o desenvolvimento regional do país.
Com 1.371 km de extensão navegável entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA), a hidrovia vai ampliar a capacidade logística do país de forma mais sustentável e eficiente. Na primeira etapa do projeto, será possível movimentar até 5 milhões de toneladas por ano com cargas como grãos, minério e gipsita.
A iniciativa também prevê integração com ferrovias estratégicas, como a FIOL e a Ferrovia Centro-Atlântica, favorecendo o acesso aos portos de Aratu (BA) e a outras regiões. Ao final do evento, Silvio Costa Filho atenderá os profissionais de imprensa presentes.
Esta se aproximando da campanha eleitoral, ai ja comeca a a parecer poilticos prometendo obras.
Srs leitores e população brasileira, em especial todas as plagas situadas na orla do rio da integração nacional. Srs, há muitos anos, dá como exemplo está região do vale São Francisco, Juazeiro e Petrolina, levantava discussão do sistema modal, isso lembro me e, até fiz documento endereçado ao saudoso ex vice governador e depois Senador por Pernambuco Carlos Wilson, isso governo FHC, a fim dá atenção ao sistema modal, para isso necessário revitalização do rio São Francisco, da nossa malha Ferroviária, assim, teríamos grãos do oeste da Bahia, e, produtos outros, transportados sistema hidroviário, até Porto de Juazeiro, que se não me engano, até teve alguns equipamentos para construção hoje, abandonado no mínimo há 20 anos, e, utilizando sistema Ferroviário, produtos seriam levados até Porto de Aratu em Salvador. Isso era sonho de todos nós, que virou pesadelo e, não aconteceu. Hoje, com sistema hidroviário quase inexistente, o rio inavegável, e, rede Ferroviária, ao menos aqui em Juazeiro e Petrolina, inexistente. Não sou pessimista, mas, diante da situação que assola o Brasil, diferente daquele momento anos 1997 até 2006, que me lembro, país não estava dividido, moeda forte, credibilidade política, se não fizeram, mesmo com vontade política partidária que se possa ter, eu particularmente, não acredito na realização do que se tornou pesadelo. Isso digo participação efetivo ação de governo, não falo com PPP, quero ver é governo federal, fazer acontecer de verdade. O Sr ministro, como político partidário tradicional brasileiro que é, e, as vésperas pleito eleitoral 2026, talvez queira colocar sua imagem em evidência, pra depois, está em chapa majoritária no processo. Eu respiro e inspiro Juazeiro, acompanho assuntos, interesse da cidade e região, sou simples cidadão, e, esse assunto em questão, tive iniciativa de participar, conforme constei anteriormente, quando solicitei do saudoso Carlos Wilson, apoio ativação sistema modal. Que Deus, na sua infinita bondade, continue nos abençoando.