Líder da bancada de oposição na Alepe lamenta os mais de 15 mil assassinatos na gestão de Paulo Câmara

por Carlos Britto // 07 de junho de 2018 às 18:31

Em três anos de gestão do governador Paulo Câmara, mais de 15 mil homicídios foram contabilizados em Pernambuco. Esses números foram levados ao plenário da Assembleia Legislativa pelo líder da bancada de oposição, deputado Silvio Costa Filho (PRB). Segundo o parlamentar, dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que os homicídios aumentaram de 3.890 em 2015, para 5.426 mortes em 2017 – ano mais violento da história. O crescimento representa um aumento de 71,6%.

Realizamos audiências públicas e reuniões com vários representantes da área de segurança pública, além de cobrar do governo a adoção de medidas para conter a escalada da violência. Apresentamos uma série de propostas, que infelizmente não foram adotadas, a exemplo da reformulação do Pacto pela Vida e a retomada da mesa de negociação com os profissionais da segurança pública“, relatou o parlamentar. Silvio Filho acrescentou ainda que as únicas medidas práticas adotadas pelo Estado foram a troca do comando da PM e a passagem de três secretários pela SDS, em menos de três anos.

Outro dado que chama atenção é o alto número de homicídios divulgados no Atlas da Violência produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o estudo, Pernambuco é o quinto Estado mais violento do País, com taxa de homicídio de 47,3/100 mil habitantes. Infelizmente, os dados apontam as fragilidades do programa Pacto pela Vida, que contribuiu, entre 2007 e 2013, para a queda das taxas de homicídios. Nos últimos três anos da gestão Paulo Câmara, houve um crescimento em 39,3%, no número de assassinatos.

Além disso, foi registrado um aumento entre 15% e 17% na quantidade de jovens assassinados, como também em relação às mulheres. Segundo o Atlas, houve um aumento de 21% – saindo de 233 em 2015, para 286 no ano seguinte. Ainda de acordo com o parlamentar, “é preciso que o governador, em caráter emergencial, apresente um planejamento para combater a violência. A Bancada de Oposição e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), apresentaram um conjunto de sugestões ao Governo do Estado, mas infelizmente essa é uma gestão sem liderança e que não busca o diálogo com a população“, completou.

Líder da bancada de oposição na Alepe lamenta os mais de 15 mil assassinatos na gestão de Paulo Câmara

  1. Gilson Soares disse:

    Em um Brasil onde só tem uma lado o dos criminoso, em poder andar armado está ai o resultado, infelizmente só existe uma forma do cidadão se defender é andar armado com isso teria uma igualdade de força, se não vira cordeiros e números esse é o resultado dos descaso com o cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários