Depois do deputado Kaio Maniçoba (PP), mais um parlamentar voltou a demonstrar sua preocupação com as mais de 25 mil famílias que vivem e trabalham nos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, no Sertão pernambucano. João Paulo Costa (PCdoB) disse ontem (17), na reunião plenária da Assembleia Legislativa (Alepe), estar engajado na busca de uma solução definitiva para os cortes de energia e a falta de abastecimento de água na região.
Costa informou que fará parte da comissão externa da Alepe que deve monitorar a situação dos produtores rurais. “Estou acompanhando de perto essa situação que já dura décadas. É importante deixar claro que isso não é uma questão do governo atual, isso já vem de um bom tempo acontecendo. Vou buscar essa interlocução com o governo federal para que a gente possa dar uma solução definitiva ao problema”, anunciou.
Quando foi construída as usinas hidreleticas de Itaparica, os produtores foram desapropriados para geração de energia com muitas promessas que não foi executada pela Chesf, que logo em seguida foi repassada para a Codevasf quando existia, com a privatização do sistema eletrobras às escuras, essas famílias foram abandonadas.
Privatizada no governo do Miliciano Jair Bolsonaro.
Abastecimento depende da chuva e das obras e também sua manutenção pelo governo, e é essa última que forma a maior negligência dos representantes.