Jerônimo quer prioridade em investigações sobre homicídio de jovens indígenas

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2023 às 18:20

Foto: Antonio Queirós/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues convocou uma reunião com secretários e gestores, nesta quarta-feira (18), para alinhar as ações do Estado na investigação dos homicídios de dois jovens indígenas na cidade de Itabela, extremo sul da Bahia, e sobre as providências adotadas para o controle dos conflitos na região. Participaram do encontro o vice-governador, Geraldo Júnior, e os secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner; das Relações Institucionais, Luiz Caetano; e da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Também estiveram presentes a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.

Segundo informações da Polícia Civil da Bahia (PCBA), Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, foram alvejados no final da tarde de ontem (17), no distrito de São João do Monte, entre os municípios de Itabela e Itamaraju.

De acordo com Werner, os conflitos por disputas de terras em territórios indígenas já vêm acontecendo na região há algum tempo e, por isso, o governo estadual já realizava ações de mediação e segurança, com equipes da PMBA, PCBA e o Departamento de Polícia Técnica.

A superintendente Patrícia Pataxó explicou que a força-tarefa foi institucionalizada pelo Governo do Estado antes do crime para mediar os conflitos e aumentar a segurança na região. Segundo ela, a gestão está buscando articulação com o governo federal, a quem cabe as questões sobre delimitação de territórios indígenas. “Estamos à frente, desde o ano passado, com a criação da força- tarefa. Estivemos na área ouvindo as comunidades e nos colocando à disposição das lideranças. E agora, estamos traçando planos para gerir esse conflito que vem acontecendo no extremo sul da Bahia”, acrescentou.

A PCBA reforçou as equipes no sul do Estado para acelerar a elucidação das mortes dos jovens indígenas. Delegados e investigadores da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) realizam levantamentos e ações de inteligência na região.

O caso

As vítimas estavam em uma motocicleta, sem placa, quando foram atingidas por disparos de arma de fogo. Guarnições das polícias Militar e Rodoviária Federal promovem varreduras na região desde o crime. Informações sobre o caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP-BA).

Jerônimo quer prioridade em investigações sobre homicídio de jovens indígenas

  1. FORA, PTRALHAS! disse:

    Essa PTzada é regida pela hipocrisia! Fingem defender as “minorias”, mas apenas as usam para chegarem ao poder! Por que essa “preocupação” com os indígenas não alcança o Cacique Sererê? Que foi preso ilegalmente, por exercer a cidadania, exigindo TRANSPARÊNCIA PÚBLICA das eleições que botaram por fraude um LADRÃO na Presidência do Brasil!?
    Meu voto mesmo, foi para o Bolsonaro, mas vi que foi roubado para o 13 da quadrilha Comunista!
    É por isso mesmo que o voto é obrigatório! Para o TSE fingir que a eleição é democrática! Eles botam quem paga mais! E de agora em diante, não farei mais papel de idiota, indo às urnas. Prefiro deixar cancelarem meu título! Se é o ditador do TSE que escolhe os eleitos, não vou fazer papel de mané!
    Em apenas pouco mais de 15 dias desse desgoverno ILEGÍTIMO, os imbecis que passavam nas frentes dos quartéis fazendo o “L” de ladrão já estão amargando AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS, QUEDAS NAS BOLSAS DE VALORES, AUMENTO DO DÓLAR E INFLAÇÃO, entre outras desgraças que acompanham a Esquerda em todo país que toma o poder com o discurso demagogo de “democracia”.
    Vocês só enganam os idiotas úteis que não buscam conhecimento. Porque qualquer um que ouse pesquisar e refletir, descobre que a Esquerda não deu certo em nenhum lugar!

  2. Ludimila disse:

    Deixe de choro! Bozooo perdeu e agora é Lulinha paz e amor e vem Simone TEBET

  3. Bosco disse:

    ESSAS VIUVAS DO BOZO NÃO SE CANSA DE PASSAR VERGONHA. HA ESQUECI QUE O GADO NÃO ESSA COISA CHAMADA VERGONHA. E NEM CARÁTER. CHORA GADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários