A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe (ADESA) formalizou uma proposta estratégica à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para alterar os estudos do novo ramal da Ferrovia Transnordestina. O objetivo é interligar diretamente o Vale do São Francisco ao Sertão do Araripe, otimizando a logística regional e abrindo caminhos para uma nova fronteira mineral em Pernambuco.
Em ofício enviado ao superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, o CEO da ADESA, Daniel Torres, sugeriu uma rota alternativa para o trecho entre Petrolina e Trindade. A iniciativa surge em resposta aos desafios topográficos de alta altitude identificados em estudos anteriores na rota Petrolina-Salgueiro.
Traçado Proposto
A rota defendida pela ADESA prevê o seguinte percurso:
– Partida de Petrolina;
– Passagem por Lagoa Grande e pelo trevo de Jutaí;
– Direcionamento a Santa Cruz da Venerada;
– Passagem pelo distrito de Jacaré, em Ouricuri;
– Conexão final em Trindade, integrando-se à malha existente e ao futuro Porto Seco.
Nova Fronteira Mineral e Cimento
Segundo a ADESA, a principal vantagem do novo traçado é o custo equivalente às rotas anteriores combinado ao alto impacto socioeconômico. O trilho passaria estrategicamente pelo distrito de Jacaré, polo que já explora calcário dolomítico e calcítico.
A infraestrutura ferroviária impulsionaria essa cadeia mineral — que surge como nova força econômica além do tradicional polo gesseiro do Araripe — e viabilizaria a instalação futura de uma fábrica de cimento na região. “Nossa ideia é interligar por ferrovia as duas regiões economicamente mais importantes dos sertões: o Vale do São Francisco e o Araripe, criando um verdadeiro corredor de desenvolvimento”, destacou Daniel Torres, que também integrou a elaboração da ‘Carta de Suape’ no recente Seminário Conexões Transnordestina.
O pedido agora aguarda análise técnica dos órgãos competentes para inclusão nos novos estudos de viabilidade. As informações são do Blog do Roberto.



Fale do traçado de salgueiro até Suape.e por qual cidade vai passar???
Seria muito interessante já que interligaria a Suape, trafegando por várias regiões de PÉ, trazendo mais desenvolvimento nestas áreas que poderia receber alguns produtos da região de Petrolina.
Achei superinteressante a ideia desse ramal entre Petrolina e Ouricuri. Porém, esse ferrovia deveria seguir também o projeto entre Salgueiro e o Porto de Suape. Espero que um dia seja concluído.
Seria ótimo. Conheço bem está região.
Otimo
Nenhuma.
Nunca sairá do papel, a não ser dos papéis em dólares pra bancar os projetos fantasmas.
Respondendo ao leitor Alexandre Rodrigues. O traçado do trecho para o Porto de Suape, começa em Salgueiro e continua margeando a rodovia até o Recife.