IFBA Juazeiro rebate informação sobre falta de professores

por Carlos Britto // 22 de junho de 2025 às 12:30

Foto: divulgação

Após a publicação de um artigo anônimo no dia 17 de junho, relatando suposta falta crônica de professores nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Juazeiro, a instituição se pronunciou oficialmente e refutou os dados divulgados. Em nota pública, o IFBA afirmou que o campus não enfrenta carência crônica de docentes e que ações estão em curso para contratação de professores substitutos, inclusive com processo seletivo já em andamento.

Confira a nota na íntegra:

Prezada comunidade do Campus Juazeiro,

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Juazeiro, comprometido com a educação pública de qualidade, o bom funcionamento da unidade de ensino, a transparência e o respeito a todos e todas que integram as comunidades interna e externa, e a bem da preservação da verdade dos fatos, vem a público esclarecer que:

– O Campus Juazeiro não sofre com “falta crônica de professores nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Física”, como afirmado no artigo, cuja autoria é desconhecida, publicado, no último dia 17 de junho, pelo Blog Carlos Britto.

Neste momento, o Campus Juazeiro conta com 43 docentes efetivos(as), sendo que, destes(as), 5 ingressaram na Instituição entre o final de 2023 e o início de 2024. Vale ressaltar que, além dos/as docentes do quadro efetivo, o campus conta ainda com mais 9 professores/as substitutos/as.

– No que diz respeito à contratação de mais professores substitutos para as disciplinas de Filosofia e Sociologia, o processo seletivo para a contratação dos novos docentes está em andamento, e de acordo com os trâmites legais, conforme pode ser verificado na página com informações oficiais sobre todas as etapas do Edital nº 27/25, do Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Professores Substitutos: https://portal.ifba.edu.br/juazeiro/menu-institucional/professor-substituto/processo-seletivo-para-professor-substituto-2025-edital-no-27-25-de-12-de-maio-de-2025-1.

Na última quarta-feira, 18 de junho, foi divulgado o Resultado Preliminar do Procedimento de Heteroidentificação e, conforme estabelece o Cronograma do Edital nº 27/25, de 12 de maio de 2025, o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado será divulgado no próximo dia 23 de junho.

– Sobre a disciplina de Física, cumpre informar que esta conta com dois professores desenvolvendo suas atividades. Este quantitativo atende a demanda da disciplina. Ou seja, não há falta de professor para disciplina de Física.

– Em relação à disciplina de Direito, o contrato da professora substituta que ministrava este componente curricular foi finalizado no último dia 12 de junho, e a Instituição já está realizando os trâmites para contratação de novo(a) professor(a) substituto(a) para a disciplina mencionada.

No que se refere à Gestão do campus Juazeiro, é importante frisar que esta, ao contrário do que é mencionado no referido artigo, preza pelos princípios da Administração Pública – legalidade, impessoalidade,moralidade e eficiência – e, para proporcionar uma educação cada vez mais libertadora, vem fortalecendo importantes Núcleos do IFBA, através da disponibilização de salas específicas para o melhor desenvolvimento dos trabalhos. São exemplos concretos:

1) A valorização do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), com apoio a todas as iniciativas propostas pelo núcleo;

2) A valorização da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE), que promoveu a I Caminhada Inclusiva, realizada no dia 26 de abril de 2025;

3) A valorização do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que, nos últimos dias 16 e 17, realizou visitas de natureza histórico-cultural aos espaços culturais de Juazeiro. Em parte dessas atividades, a Gestão conseguiu ônibus para os deslocamentos com outras instituições parceiras no território;

4) O fomento aos projetos de pesquisa dos grupos de pesquisa do Campus, projetos que, inclusive, têm crescido em número comparado a outros períodos;

5) O fortalecimento da Comissão Interseccional de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual, formada por servidores – e predominantemente, por mulheres – desenvolve um trabalho educativo, formativo e de acolhimento a vítimas que formalizam denúncias de assédio moral e/ou sexual no âmbito institucional. A Comissão, que não tem caráter investigativo, já acolheu este ano vítimas-denunciantes do campus Juazeiro e atualmente está realizando cursos formativos sobre escuta ativa de vítimas.

Em complemento, entre outras ações realizadas pelo campus para assegurar o bom andamento das atividades acadêmicas e o bem-estar da nossa comunidade, estão:

– A aquisição de um ônibus com 32 lugares, priorizando a acessibilidade para a comunidade;

– ⁠A ampliação progressiva do fornecimento das refeições para os estudantes, que atualmente recebem dois almoços por semana, representando um aumento quando comparado à situação dos anos anteriores. A Gestão do campus entende que é preciso avançar ainda mais e, para isso, tem buscado alternativas para viabilizar essa ampliação, cujo desafio é a restrição orçamentária;

– O respeito à diversidade, pilar fundamental da Gestão do campus Juazeiro do IFBA, a partir de iniciativas como a de sediar a 2ª Conferência Municipal do Conselho dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Campus Juazeiro, que ocorreu no mês de maio, marcado pelo Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. A Conferência Municipal, contou com a presença de representantes da Gestão Estadual e Municipal e reuniu cerca de 200 pessoas, dentre elas representantes da luta pela comunidade LGBTQIA+, lideranças comunitárias e instituições de ensino, debatendo, dentre outros temas a saúde mental da comunidade que ainda é vítima de ataques e discriminação;

– A reafirmação de uma gestão democrática, a partir da institucionalização de um Conselho de Campus, com representatividade de servidores, gestão e comunidade externa (familiares eleitos, movimentos sociais, instituições públicas e privadas e egressos/as). O ambiente democrático, o espaço para manifestação construtiva, tem efetivamente proporcionado o retorno de servidoras/es que estavam adoecidas/os.

Ressaltamos que a democracia é um compromisso da nossa Gestão, que recebe com serenidade as divergências e críticas, sempre que elas são manifestadas com responsabilidade e civilidade, princípios que norteiam nossas relações institucionais.

A Direção Geral do campus Juazeiro mantém os canais e portas abertas para dialogar com servidores/as, estudantes e técnicos/as, bem como com a comunidade externa e a imprensa.

As ações mencionadas nessa nota e outras, podem ser consultadas no site do campus Juazeiro (https://portal.ifba.edu.br/juazeiro) e no Perfil Oficial do campus no Instagram (@ifbajua).

Por fim, reafirmamos o nosso compromisso com a oferta de educação pública de qualidade, a ética, o respeito às diversidades e o bem-estar da comunidade.

 Direção Geral Campus Juazeiro/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

IFBA Juazeiro rebate informação sobre falta de professores

  1. Servidor disse:

    Só esqueceu de dizer que as perseguições e a maioria dos casos de assédio moral são cometidos pela direção do campus. Três altos gestores entregaram os cargos no mesmo dia. O campus está sem diretor de ensino, assistente e coordenador do curso de Administraçāo. Confere o Painel de Integridade que é possível verificar o altíssimo índice de situações. Contrato de substituta respondendo PAD… por que será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários