Homenagem a Canudos marca novo espetáculo da Cia Biruta de Teatro

por Carlos Britto // 22 de março de 2023 às 21:43

Foto: Fernando Pereira/divulgação

A Cia Biruta de Teatro vai estrear neste final de semana – sábado (25) e domingo (26) – no Teatro Dona Amélia, em Petrolina, o espetáculo inédito ‘Notícias do dilúvio: um canto a Canudos’. A apresentação sobre a história e resistência do povo de Belo Monte integra a programação do Projeto Temporada Casas de Espetáculo, do Sesc Petrolina. As apresentações vão acontecer no sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Na trama, o sino que marca a resistência do povo de Canudos divide os atos do espetáculo para narrar as práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento da comunidade. “Esse é um trabalho de encontros, de partilha, mas também de resistência e de luta. Não nos interessava contar a história oficial já conhecida de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado, e honrar a Canudos que não se rendeu. Ela resiste, assim como nós“, conta a atriz Camila Rodrigues.

Em ‘Notícias do Dilúvio’, a história do lugar que alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos é protagonizada por duas mulheres. “Contamos a história a partir da prática da manifestação popular como um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta. Evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que resiste até hoje diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim.

A direção artística do espetáculo é assinada por Antonio Veronaldo, que explica como surgiu o trabalho. “Começamos a pensar Canudos há cerca de sete anos em nossos encontros com as comunidades da beira do rio, especialmente, com o Quilombo da Mata de São José (em Orocó-PE), onde encontramos algumas mulheres descendentes dos sobreviventes de Canudos. A partir daí, iniciamos a pesquisa e passamos por diversas comunidades, onde conseguimos vivenciar práticas populares, e conhecer histórias que nos ajudaram a construir ‘Notícias do Dilúvio‘”.

O espetáculo conta com as atrizes Cristiane Crispim e Camila Rodrigues no elenco, figurino de Letícia Rodrigues, concepção e execução de luz de Fernando Pereira, cenografia de Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, além da trilha sonora original composta por Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antonio Veronaldo, Luís Osete, Cristiane Crispim e Camila Rodrigues.

Casas de Espetáculo

O projeto do Sesc Petrolina visa fomentar a criação teatral na cidade. Além da Cia Biruta de Teatro, a iniciativa também contará com apresentações dos grupos Coletivo Abordagem Teatral, Trupe Errante e do Núcleo de Teatro do Sesc. As informações são da assessoria.

O serviço e ficha técnica da peça, bem como os contatos da Cia de Teatro nas redes sociais, podem ser conferidos no link disponibilizado pelo Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários