História política de Petrolina e Juazeiro é reunida em acervo criado por pesquisadores da Univasf

por Carlos Britto // 27 de junho de 2022 às 20:26

Foto: 360 meridianos/Divulgação

A formação política dos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), a partir de agora, terá o acesso facilitado por parte do grande público. Isso graças a um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que criou o Acervo Opará, o qual traz detalhes, de forma virtual, sobre as duas mais importantes cidades da região.

Desenvolvido como um projeto de extensão coordenado pela professora Simone Viscarra, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), o acervo contém dados, livros, artigos, fotografias e documentos sobre as duas cidades, que estão disponíveis para acesso de toda a comunidade.

O projeto foi realizado com a participação dos estudantes de Ciências Sociais Barbara Monteiro Salviano Mendes e Gabriel Campos de Brito, com base em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Politik – Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política da Univasf. A iniciativa contou com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O acervo também está disponível para acesso de forma presencial. É composto por 861 materiais – sendo 29 livros, 65 estudos acadêmicos, 18 documentos, 31 audiovisuais, 34 complementos, cinco reportagens, 12 links e 667 volumes de periódicos. Para reunir todo o material foram realizadas consultas em plataformas online e físicas, bancos de dados e fontes particulares, como Arquivo Nacional, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Moreira Sales, Museu do São Francisco, Museu do Sertão, Biblioteca Municipal Cid Carvalho e repositórios virtuais de diversas Instituições de Ensino Superior, entre outros.

O projeto teve início a partir de pesquisas sobre a formação histórica e política das duas cidades realizadas pelo Politik, entre 2018 e 2021. O volume de informações obtidas foi grande, o que levou os pesquisadores a planejar a criação de um acervo virtual e temático que além de democratizar o acesso às informações pudesse preservar os materiais e incentivar a realização de novos estudos nessa área. Ao longo do percurso, a equipe se deparou com algumas dificuldades para ter acesso aos materiais que compõem o acervo, pois muitos deles, especialmente os que datam das décadas de 1970 e 1980, não haviam sido digitalizados. Este foi também um dos motivos que os incentivou a criar o Acervo Opará.

Menção

O Acervo Opará recebeu menção honrosa na modalidade ‘Apresentação de Poster’ na 16ª Mostra de Extensão, realizada durante a 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf, realizada de 21 a 24 de fevereiro último. O projeto também integra o Volume 10/ nº1 da Revista Extramuros, disponível para acesso neste link, pelo qual os pesquisadores fazem um relato detalhado sobre a execução do acervo. Para realizar consultas físicas ao acervo, fazer doações ou indicar novos materiais que possam ser incorporados, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail juazeiro.petrolina@univasf.edu.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.