Guarda Civil Municipal atende mais de 1,8 mil ocorrências em Petrolina no primeiro semestre de 2019

por Carlos Britto // 31 de julho de 2019 às 18:30

Sede da Guarda Civil Municipal de Petrolina-PE. (Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo)

Somente no primeiro semestre de 2019, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina atendeu mais de 1,8 mil ocorrências. O número faz parte do balanço apresentado pelo comando da ‘Força Azul’, como a GCM é conhecida, e se refere ao período de 1º de janeiro a 30 de junho.

Segundo a assessoria, a central registrou 597 atendimentos diretos. Também foram realizadas 645 ações planejadas e solicitadas à Secretaria Executiva de Segurança Pública, além de 284 operações, sendo que cerca de 40% delas foram relativas à perturbação do sossego, devido ao alto volume de equipamentos sonoros.

Já quanto às operações especializadas da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que conta com agentes que trabalham no policiamento municipal, houve o registro 282 boletins de ocorrência, sendo 27% relacionadas à perturbação do sossego, desordem, dano ao patrimônio público ou agressão; 18% à posse ou tráfico de drogas; 11% a furtos e roubos; e as 44% restantes relativas à ocorrências diversas, como violência doméstica, ocorrências de trânsito, posse de armas, entre outros.

De acordo com o inspetor chefe da Guarda, Adroaldo Coelho, os relatórios semestrais são imprescindíveis para avaliar os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe. “Nosso objetivo é garantir a segurança do município e, cada vez mais, aprimorar o nosso serviço, identificando as principais falhas, corrigindo-as e buscando obter melhores resultados. Temos uma equipe empenhada e estamos satisfeitos com os resultados alcançados”,  avalia.

Efetivo

Atualmente, a GCM conta com o efetivo de 119 agentes e está em andamento o concurso público para contratação de novos agentes. O prefeito Miguel Coelho já investiu R$ 2 milhões em melhorias da corporação, os quais foram utilizados na aquisição de equipamentos, uniformes, treinamento e em novas viaturas. De uma frotas com apenas 4 motos e 3 carros em 2017, esse número saltou para 32 veículos, sendo 25 novas viaturas – entre carros, motos e caminhonetes.

A sede da GCM está localizada na Avenida Darcy Ribeiro, Bairro Maria Auxiliadora, no prédio anexo ao Parque Municipal Josepha Coelho. O serviço pode ser acionado 24 horas por dia, pelo telefone da central de atendimento (153).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.