Grupo de pais luta por implantação de bônus regional na Univasf

por Denise Saturnino // 24 de agosto de 2021 às 12:00

Foto: Denise Saturnino

Um grupo de pais de estudantes de escolas públicas e privadas de Petrolina aderiu à luta pelo bônus regional para ingressar na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). A causa foi levantada em 2019 por estudantes da região e é debatida pela União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp) há alguns anos. Para acrescentar na causa, um grupo de pais decidiu ingressar no debate.

A iniciativa pretende criar mecanismos legais que deem acesso democrático à Univasf para alunos locais, principalmente para os estudantes menos favorecidos e que possuem realidades sociais diferentes de alunos de outros estados. O grupo pretende mobilizar a sociedade com o tema a fim de que reflita no Conselho Universitário, para que delibere sobre o assunto e aplique a mudança na seleção.

Em entrevista ao Blog, as mães Cleidiane Nunes e Ieda Minussi ressaltaram que a luta abrange todos os alunos dos 345 municípios que comportam a região, tanto de escolas públicas como privadas. “Não podemos mais aceitar que os alunos locais compitam de igual para igual com alunos de outros estados que possuem realidades diferentes que as nossas. A Univasf é a única universidade local que ainda não aderiu ao bônus regional e isso está refletido na quantidade de estudantes de fora, principalmente nos cursos mais concorridos, como medicina”, destacou Ieda.

Cleidiane informou que o bônus regional é diferente das cotas. “Para os candidatos que possuem o direito às cotas, eles terão acrescentado o direito ao bônus, será mais uma chance de ingressar na universidade, este é um assunto urgente”, pontuou.

Ao Blog, um dos integrantes do Conselho Universitário, Omar Torres, ressaltou que o órgão é a última instância que definirá a implantação do bônus. “Já existe uma comissão de educação que está debatendo o assunto e levará a pauta para votação. Acreditamos que até o final do ano possa haver uma definição, e o bônus já comece a valer para os candidatos ao vestibular em 2022”, declarou.

Para debater o assunto, haverá uma live às 19h na página @univasfcombonus nesta quarta-feira (25), com o tema “Incluir para Democratizar”.

 

Imagem: Reprodução

Grupo de pais luta por implantação de bônus regional na Univasf

  1. João Miguel disse:

    Uma luta muito importante! Essa bonificação garantirá o acesso de alunos dessas mesorregiões à Universidade.

  2. Geovana disse:

    Espero que a pauta seja levada à votação e o quanto antes aprovada. É inegável a necessidade do bônus regional na UNIVASF. Admiro muito a iniciativa desse grupo que tomou à frente essa luta que não é fácil.

  3. Rebeca disse:

    É de extrema importância esse bônus!

  4. Emmanuel Morais disse:

    Muito importante a aplicação do bônus aqui na Univasf para que seja alcançado a igualdade em relação às demais faculdades do país !

  5. Eduardo Luiz disse:

    Será muito importante para os estudantes da região que engloba o bônus.

  6. Eduardo Lima Oliveira disse:

    Luta mais que justa, a Universidade do Vale do São Francisco tem que atender mais os jovens do Vale do São Francisco.

  7. Ellen disse:

    Isso é de uma importância tão grande. Os estudantes dessa região passam por muitos percalços por não concorrerem de forma justa em relação ao sul que é historicamente beneficiado educacionalmente. Enfim, é sobre resistência.

  8. Eduardo Lima Oliveira disse:

    Luta mais que justa, a Universidade do Vale do São Francisco tem que atender mais os jovens do Vale do São Francisco. A luta está desigual e estamos de fora num ambiente que foi planejado para nos atender.

  9. Sthefany de Souza Campos disse:

    👏👏👏👏👏👏

  10. Kayla disse:

    É de extrema importância a implementação do bônus regional, para valorizar a nossa região e os estudantes daqui. A univasf foi criada com o objetivo de ordenar cursos principalmente para estudantes da região, nada mais que justo um bônus para a valorização de tais estudantes

  11. Paula Silva disse:

    Nada justifica a não implantação dessa bonificação!!

  12. Natalí disse:

    Muito importante que consigamos esse bônus. Os alunos dessas mesorregiões precisam ser mais valorizados, e através desse bônus isso será possível, principalmente para que não seja necessário o deslocamento para outras universidades de outros estados.

  13. Barbarah disse:

    Essencial para incluir mais jovens na universidade. O bônus não só muda a vida dos estudantes, mas também transforma toda uma região com esses futuros profissionais !!!

  14. Gabriela Hanny disse:

    É muito importante o bônus, para que os jovens da região tenham mais oportunidade!!!

  15. ARTHUR GABRIEL DE AMORIM PULCA disse:

    Luta fundamental para o fornecimento de um ensino de melhor qualidade e mais igual!! Sempre visando a Equidade!!
    Parabéns pela luta!!
    🙌👏👏👏

  16. Mariana disse:

    Esse bônus dará mais oportunidade aos jovens da região do Vale de entrar na universidade.

  17. Bruna disse:

    importante demais o apoio dos pais nessa caminhada! obrigada de verdade 😍

  18. Rogéria Galvão Dantas disse:

    Os jovens da nossa região merecem esse incentivo. Todos pelo bônus da Univasf.

  19. Sérgio Albuquerque Santos disse:

    👏🏿👏🏿

  20. Jeandson Mateus disse:

    Importantíssimo a implantação do bônus, assim poderá oportunizar os jovens da região 👏🏻👏🏻👏🏻

  21. Eduarda disse:

    O bônus será muito importante na vida de alunos 👌👏👏👏

  22. Dâmaris disse:

    Esse bônus é muito importante para os estudantes do sertão!! 👏👏

  23. Girleide disse:

    Muito justo! Obrigada pela coragem de lutar!

  24. Manoel disse:

    Muito importante esse bônus para os alunos da região.

  25. Aline Rodrigues disse:

    Necessária demais a aprovação desse bônus,para que mais alunos da região possam ter acesso a faculdade e seus estudos cada vez mais valorizados!

  26. Alisson disse:

    Atitude essencial para a população!!

  27. Juliene disse:

    É de suma importância esse bônus para os alunos da nossa região!

  28. Rodrigo disse:

    sou totalmente contrário a qualquer tipo facilitação de acesso sugeridos como forma democratica. Isto é uma forma de colocar um atestado de burro em nossos estudantes locais. todos tem potencial prova disso são os concursos federais aos quais temos representantes do nosso querido sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários