Governo e entidades constroem plano para atender pessoas em situação de rua

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2022 às 14:00

Foto: Reprodução

O Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, encerrou, na quarta-feira (21), as discussões para formulação de um plano estadual de inclusão social voltado a essas pessoas. O objetivo do instrumento será orientar agentes públicos no atendimento e na garantia de direitos, favorecendo o protagonismo e a inclusão social em consonância com as diretrizes da política pública e normativas legais garantidoras de uma vida com respeito e dignidade para esse público.

O plano estadual vai nortear os municípios nas ações estratégicas de políticas públicas para a população em situação de rua a partir dos eixos assistência social, segurança alimentar e nutricional, educação, direitos humanos, direitos para mulheres, crianças e adolescentes e segurança pública. O acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações serão de responsabilidade do comitê, por meio de seus integrantes governamentais, não governamentais e movimentos organizados de representação da população em situação de rua. A Secretaria Executiva de Assistência Social da SDSCJ terá o papel de dar visibilidade a esse documento para adesão dos municípios. O plano será alterado a cada dois anos ou quando for preciso agregar melhorias.

“O plano foi construído a várias mãos e será agora sistematizado em sua versão final após as discussões ocorridas ao longo deste ano. É um grande legado para nortear a execução da política pública”, afirmou a coordenadora técnica do comitê, Izabel Aquino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.