GCM de Juazeiro dá dicas para evitar roubo de celulares no centro comercial

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2021 às 08:37

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Com a chegada do mês de dezembro, aumenta o fluxo de pessoas na área comercial para as tradicionais compras de final de ano. É também nesse período de intenso movimento que os furtos e roubos aumentam, principalmente os de aparelhos celulares. Por este motivo a Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro (BA) elaborou algumas orientações para a segurança dos consumidores, somadas ao reforço do efetivo no Centro da cidade, com a operação de patrulhamento preventivo. Os trabalhos iniciaram no mês de novembro, na área comercial, mas sem comprometer a atuação da GCM nos bairros.

O inspetor-chefe da GCM, Gilson Santos, deixa algumas dicas importantes para evitar roubos de celulares, que são as seguintes:

– Manter bolsa e celular próximos, evitando deixá-los sobre a mesa ou em compartimentos abertos de mochilas, por exemplo;

– Evitar utilizá-lo ou expô-lo em locais de muito ou nenhum movimento;

– Ficar atento a abordagens suspeitas com solicitações de informação, pois muitas vezes nessas ocasiões é realizado o roubo do aparelho;

– Manter configurado o uso de senha, código ou “desenho” para bloqueio do aparelho, pois dificulta o acesso a informações pessoais e possibilitará a remoção remota de dados;

– Evitar guardar dinheiro e/ou cartões bancários dentro da capa do celular, pois em caso de furto ou roubo do aparelho, o prejuízo será menor.

BO e aplicativo

Se mesmo com todos esses cuidados o cidadão for vítima de algum delito, a GCM recomenda o registro do Boletim de Ocorrência (BO), como forma de auxiliar as forças de segurança no combate a esse tipo de crime. Outra orientação é cadastrar o aparelho na plataforma ‘Alerta Celular’ da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) pelo link. Para denúncias, a população pode ligar para os números 153 e (74) 3611-6880, ambos da GCM.

GCM de Juazeiro dá dicas para evitar roubo de celulares no centro comercial

  1. Jackson Souza disse:

    Principalmente as mulheres têm que redobrar os cuidados, e não só nesse período. Diariamente as vejo com celulares nos bolsos de trás das roupas,passando muito dos bolsos, muitas até mesmo pilotando suas motos ou na carona,com metade dos aparelhos pra fora,facilitando assim as ações dos vagabundos! !! Cuidem se todos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.