O Ciclo Junino de Petrolina será encerrado neste fim de semana com uma tradição que mescla o religioso e o profano: O ‘Forró da Espora’ e a Missa do Vaqueiro. Os eventos reúnem mais de mil vaqueiros de várias idades e cidades circunvizinhas. Como são figuras tradicionais do Sertão Nordestino, eles ganham um protagonismo ainda maior na época do São João.
O ‘Forró da Espora’ acontece neste sábado (29), a partir das 19h30, no Estádio Paulo de Souza Coelho, e será animado por grandes artistas da região, a exemplo de Dan Aleixo, Adãozinho de Rajada e André Mendes.
A festa vai ser encerrada no amanhecer de domingo (30), com a Missa do Vaqueiro na Porta do Rio, na Orla. Os vaqueiros seguirão em cortejo, saindo do Estádio Paulo de Souza Coelho para agradecer as bênçãos recebidas. Às 9h a missa começa e terá a participação do grupo Quinteto Violado, Galeguinho das Vaquejadas e Sérgio do Forró.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), é a realizadora do evento. Segundo a pasta, “concluir o ciclo junino com esses dois eventos é valorizar o que há de mais rico no nosso Sertão, que são as tradições e a cultura do povo sertanejo. O vaqueiro representa um legado cultural com suas manifestações no vestuário e na religiosidade”.