Fiscais da Vigilância Sanitária de Petrolina apreendem quase 100 kg de carne clandestina em feira livre do José e Maria

por Carlos Britto // 07 de junho de 2021 às 19:51

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina visitaram na manhã desta segunda-feira (7) as feiras livres da cidade com o objetivo de averiguar a procedência das carnes vendidas nesse locais. O órgão já tinha alertado que, a partir da reabertura do matadouro municipal, na última quinta-feira (3) iria iniciar esse procedimento para conferir se o produto tem certificado ou não. Durante a ação na feira do bairro José e Maria, zona norte da cidade, foram apreendidos cerca de 95 quilos de carne sem este selo.

Desde a reabertura do matadouro, os abates voltaram a ser realizados. O espaço tem capacidade para abater de 100 a 500 animais por dia e funciona 24 horas. Com isso, desde sexta-feira (4), a Vigilância Sanitária tem atuado na fiscalização com relação à comprovação de procedência seguida pelos estabelecimentos, para saber se todas as exigências sanitárias foram cumpridas.

Para o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, as fiscalizações são para assegurar produtos de qualidade às pessoas em Petrolina. “Iniciamos desde a última sexta-feira (4), fiscalizações pelos ambientes que comercializam carnes. Essa ação visa a garantir aos consumidores alimentos com qualidade e higienização adequada. A apreensão de hoje ocorreu pela não comprovação de procedência do animal. Com isso, recolhemos o produto“, explicou.

Procedimento

O criador que for comercializar a carne – seja bovina, ovina ou suína – precisa levar os animais vivos até a sede do Abatedouro, que fica no bairro Pedra do Bode. Ao chegar ao local os animais são levados a um curral, onde passam por um processo de limpeza, e em seguida vão para o abate. Há ainda o acondicionamento e transporte da carne em veículo com câmara fria até o destino final, seja nas feiras livres ou nos demais estabelecimentos que vendam carne.

Fiscais da Vigilância Sanitária de Petrolina apreendem quase 100 kg de carne clandestina em feira livre do José e Maria

  1. Rogério disse:

    E o abatedouro já está funcionando?

  2. andrei disse:

    carne do sao joao esta garantida para secretarios e outros kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários