FBC joga responsabilidade para Governo de Pernambuco sobre Transnordestina

por Carlos Britto // 29 de julho de 2021 às 10:30

Foto: divulgação

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) afirmou nesta quinta-feira (29) que o governo federal não pode ser responsabilizado pela inviabilidade da construção do ramal da ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape. Ele negou ainda que a decisão tenha sido motivada por perseguição política. Segundo FBC, enquanto o Ceará ofereceu incentivos para atrair o escoamento da carga pelo Porto de Pecém, Suape não se mostrou atrativo.

O fato concreto é que quem constrói uma ferrovia precisa ter acesso ao porto para poder exportar as cargas. Havia duas opções: Pecém ou Suape. A pergunta tem que ser dirigida ao Governo de Pernambuco. Por que não se viabilizou o escoamento das cargas a partir do Porto de Suape? O porto, lá no Ceará, foi viabilizado. Pecém teve um entendimento com a concessionária, que, com isso, propôs ao governo federal não fazer o ramal de Pernambuco e fazer o ramal de Pecém, porque obteve os benefícios, os incentivos e o apoio para que pudesse escoar com o menor custo a sua carga pelo Porto de Pecém”, explicou FBC, que é líder do governo no Senado.

Ele defendeu o redesenho do projeto para a construção do ramal da Transnordestina, ligando a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Suape. “Agora nós temos que correr atrás do prejuízo. Não adianta querer transferir essa responsabilidade. É uma obra que não pode ficar pela metade, que tem que ser redesenhada, repensada, para que a gente possa chamar o governo federal para bancar a custo perdido, a custo zero, com recursos do Orçamento da União, uma parte dos investimentos necessários para complementar e atrair um novo operador que tenha acesso ao Porto de Suape”, disse o senador. “Portanto, não se pode culpar o governo federal. A pergunta é: o que Pernambuco não fez nesses últimos oito anos que o Ceará fez? E não adianta dizer que é perseguição política, porque lá o governo é do PT”, provocou.

FBC joga responsabilidade para Governo de Pernambuco sobre Transnordestina

  1. José disse:

    Ele é Senador por PE, ainda? O “Presidente”, “em exercicio”, fazendo escola, pra ele a culpa é sempre dos outros? Lamentável!

  2. Defensor da liberdade disse:

    A coelhada tem que parar com este jogo de cena. Ano que vem vão estar no palco do PSB. Decisão do MDB.

    FBC se quiser continuar com o plano de eleger o filho governador, vai ter que sair do MDB, mas não sai por que Bolsonaro abriu as pernas para o centrão, e FBC não quer perder a mamata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários