Ex-ministro no Governo Bolsonaro é preso pela PF

por Carlos Britto // 13 de junho de 2025 às 11:18

Foto: Isac Nóbrega/PR arquivo

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira (13) o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, por suspeita de obstrução de Justiça ao tentar obter um passaporte português para o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. A PF quer saber se Machado atuou para facilitar uma possível saída de Cid do país. Ao GLOBO, o ex-ministro admitiu ter procurado o Consulado de Portugal em Recife, em maio deste ano, por telefone, mas alegou que sua intenção era tratar de uma questão familiar.

A medida foi interpretada pela PF como uma possível tentativa de atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista, já que Cid é um dos réus. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a investigação sobre o caso.

A PF reuniu indícios de que Gilson procurou o consulado em Recife, onde mora, para conseguir o passaporte de Cid, mas não teve sucesso. Há a suspeita, contudo, de que ele poderia procurar outras embaixadas ou consulados com o mesmo objetivo, para que o tenente-coronel deixe o país. A PF também ressaltou que em janeiro de 2023, antes de ser preso pela primeira vez, procurou um serviço de assessoria para a obtenção da cidadania portuguesa.

Procurado na quarta-feira (11), Machado negou que tenha procurado o consulado em busca de um benefício para Cid. “Estou surpreso. Nunca fui atrás de nada a respeito de Mauro Cid. Tratei do passaporte para o meu pai”, afirmou o ex-ministro.

A PGR afirma que a atitude pode configurar obstrução de investigação da trama golpista e de outras apurações em curso, além de favorecimento pessoal. A PGR considera, no entanto, que é necessário aprofundar a apuração. De acordo com a Procuradoria, as informações reunidas pela PF apontam “elementos sugestivos” de uma ação de Machado para “obstruir a instrução da Ação Penal n. 2.688/DF e das demais investigações que seguem em curso. O trecho faz referência ao número da ação penal da trama golpista e a outras apurações em andamento, como a das joias e a da suposta existência de uma estrutura paralela na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro.

Novidade

Mauro Cid afirmou, ao deixar o STF no início da tarde da terça (10), que a informação era “novidade” para ele e que não houve pedido de passaporte. Seu advogado, Cezar Bitencourt, disse que ele não teria “interesse” em deixar o Brasil: “Não, absolutamente nada. Não tinha interesse nenhum em sair do país”.

Gilson foi ministro do Turismo durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e continua próximo do ex-presidente. No ano passado, concorreu à Prefeitura de Recife pelo PL, mas ficou em segundo lugar. Recentemente, iniciou uma campanha de arrecadação de recursos para Bolsonaro. Em depoimento à PF na semana passada, o ex-presidente afirmou que a campanha foi feita sem seu conhecimento e que Machado arrecadou R$ 1 milhão.

Ex-ministro no Governo Bolsonaro é preso pela PF

  1. Sempre alerta disse:

    O capataz de bolsonaro preso, sera que vai abandonar ele?

  2. Sempre Atento disse:

    Vão fazer de tudo para tirar os futuros senadores ou deputados das eleições.

  3. Francisco Rodrigues disse:

    Gilson Machado Filho debochou de Lula, numa Live, insinuando ter apenas 9 dedos. Agora Gilsinho pegue um pandeiro e vá pra frente da Papuda e ouça lá de dentro do presídio seu pai tocando sanfona com 9 dedos. O São João vai ser muito animado com os outros presidiários, só não vai ter Pipoca e Pamonha. Depois faça uma Live de lá e exponha nas redes sociais. Quem com o ferro fere, com ele será ferido.

  4. Defensor da liberdade disse:

    Bolsonarista tem QI negativo só pode, como o cara vai pedir passaporte para um réu? Kkkkkkkkk mais um que vai ser abandonado pelo Minto igual Sara Winter, Daniel Silveira, Carla Zambelli e os malucos do 8 de janeiro

  5. Pulo disse:

    E o ladrão irmão do luladrao Demônio de nove dedos não vão prender por roubar os aposentado ou vai ficar no corporativismo

  6. Pensador disse:

    É isso ai. Prisão para todos os terraplanistas!!! Eu autorizo.

  7. Sempre Atento disse:

    Francisco Rodrigues defensor de rato,se não for um retardado deve ser um daqueles que recebe dinheiro da nação sem fazer nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários