Equipes do HU-Univasf participam de treinamentos iniciais com angiógrafo

por Carlos Britto // 23 de janeiro de 2023 às 12:00

Foto: Ascom HU-Univasf/divulgação

Equipes do Hospital Universitário (HU-Univasf/EBSERH), em Petrolina, conheceram na semana passada todas as funcionalidades do angiógrafo instalado em espaço anexo ao Bloco Cirúrgico da instituição. A solução em hemodinâmica representa um importante progresso para a saúde pública no Vale do São Francisco e fornecerá, em breve, suporte a processos diagnósticos cardiovasculares e neurovasculares, necessários à assistência de pacientes internados.

Com investimentos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o equipamento de origem alemã custou R$ 3,7 milhões. Sua instalação demandou ainda obras de engenharia e o redimensionamento da capacidade da rede elétrica local, ampliada para o seu pleno funcionamento.

Profissionais das áreas médica, de enfermagem e de diagnóstico por imagem experimentaram as configurações do angiógrafo, contando com auxílio de um especialista da empresa contratada e suporte do Setor de Engenharia Clínica, cuja equipe também participou de treinamento apropriado com o intuito de realizarem as primeiras aplicações e a formatação dos protocolos de exames. Entre os atributos tecnológicos, o equipamento consegue fornecer visualizações em 3D, ajustar-se em diversos ângulos e apresenta controles ergonômicos, proporcionando um diagnóstico preciso.

AVC, infarto e tumores

Doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto e tumores poderão ser detectadas com mais agilidade durante o processo terapêutico dos pacientes atendidos no Hospital Universitário, sendo um crucial reforço para a tomada de decisão por parte das equipes envolvidas. “É muito gratificante ver este equipamento instalado e saber que, assim, o HU-Univasf/EBSERH prestará mais um serviço de qualidade à população“, reconheceu o gerente administrativo Heitor Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…