Engenheiro alerta para prejuízos que fogueiras podem causar no asfalto recém implantado em Juazeiro

por Carlos Britto // 23 de junho de 2021 às 08:53

Foto: Ascom PMJ/Sedur divulgação

Proibidas este ano em várias cidades da região em virtude dos protocolos de prevenção à Covid-19, as tradicionais fogueiras juninas estão servindo de alerta para a Prefeitura de Juazeiro conscientizar a população quanto a um detalhe: os prejuízos que essa prática pode causar à pavimentação asfáltica recém implantada na cidade. De acordo com a administração municipal, durante os seis primeiros meses do ano já foram pavimentados cerca de 4.440 mil metros de asfalto em vias, e em muitas dessas ruas e avenidas é comum o acendimento das fogueiras e soltura de fogos de artifício.

No entanto, o engenheiro da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Paulo Andrade, afirma que o forte calor das brasas das fogueiras pode corromper a massa asfáltica.

A brasa viva danifica e diminui a vida útil do revestimento, tanto em asfaltos novos que estão em processo de cura, como em antigos também. O envelhecimento e deterioração do material asfáltico se dá pela perda do oxigênio da mistura asfáltica. O contato da fogueira em cima da via faz com que as moléculas de oxigênio sejam perdidas, o que causa o envelhecimento precoce”, explica o engenheiro.

Como em Juazeiro já temos muitas vias pavimentadas com asfalto novo, tanto na sede como no interior, a gente pede que as pessoas possam contribuir para preservação dessas ruas e avenidas não acendendo fogueiras. Assim, podemos evitar acidentes e continuar melhorando a mobilidade urbana“, complementa Andrade. As vias públicas de Juazeiro que receberam asfalto novo são as seguintes: Cheffic Khoury – João Paulo II; Avenida ACM – Maringá; Rua Princesa Isabel – Santo Antônio; Rua Almirante Custódio de Melo – Country Club; Rua das Esmeraldas e do Umbuzeiro – Cajueiro; Rua Oseas Leonídio Costa – Carnaíba do Sertão; e Praça da Vila Tiradentes – Vila Tiradentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários