Em reunião, vice-governador da Bahia defende maior protagonismo do Interior

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2021 às 13:26

Foto: Ascom Seplan/divulgação

O vice-governador da Bahia e secretário de Planejamento, João Leão, abriu a última reunião do ano do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), do qual é presidente, nesta sexta-feira (17). Durante o encontro, foi apresentado o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT) do Extremo Sul.

Ao fim da apresentação, o gestor aceitou apadrinhar o projeto e defendeu o aumento da receita do Estado. Lembrou ainda a importância do conselho, que foi criado para que cada representante traga ao governo as demandas do seu Território de Identidade. Leão aproveitou para defender que o Interior exerça também um papel de protagonismo nas atividades econômicas do Estado.

Hoje a Região Metropolitana arrecada 72% de ICMS, enquanto o restante do Interior fica com 28%. Queremos chegar em 50/50%. Mas para que isso aconteça, precisamos que a riqueza caminhe para o Interior. Fizemos um projeto de desenvolvimento econômico de cada Território de Identidade e o governo do Estado tem feito investimentos para aumentar a receita da Bahia. Recentemente inauguramos a ponte que liga Barra a Xique-Xique. Estamos implantando usinas de açúcar a álcool no Oeste baiano, onde vamos implantar a primeira escola técnica de irrigação do Brasil, no município de Barra. Com a Fiol, a receita do estado vai dobrar com a exploração dos minérios e a ponte Salvador-Itaparica vai desenvolver todo o seu entorno. Contudo, para que tudo isso aconteça temos que planejar pra não termos um crescimento desordenado“, afirma Leão.

Participaram da agenda o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira, além de Alex Chaves, coordenador do Colegiado do Território de Identidade e vice-prefeito de Itanhém; Jeilly Vivianne, que apresentou o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura; Elton Santiago, do Desenvolvimento Social da Suzano; Joice Grave, Relações Corporativas da Suzano; Vinícius Teixeira, representante do Banco do Nordeste; e Vanuza Vieira, agente de desenvolvimento territorial do Extremo Sul. Estiveram presentes também técnicos da Seplan. Leão deixou a reunião sob a condução do secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.