Em resposta ao Blog, SDS afirma que PMPE vem atuando para garantir cumprimento de medidas preventivas contra novo coronavírus em Petrolina

por Carlos Britto // 22 de abril de 2020 às 20:45

Foto: Marlon Diego/Esp.DP

Em resposta ao Blog, A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco afirmou, por meio da assessoria de comunicação, que a Polícia Militar vem, sim, atuando para coibir o descumprimento das recomendações das autoridades quanto à prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A nota na íntegra é a seguinte:

Desde que foi ativado, no dia 18 de março, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que reúne as forças de segurança em Pernambuco, já atuou em cerca de 40 mil denúncias de descumprimento das determinações sanitárias contidas nos decretos do Governo do Estado. Quase 50% é relativa a aglomerações acima de dez pessoas. No mesmo intervalo, 223 pessoas tiveram que ser conduzidas a delegacias por infringir as regras de quarentena. Essas conduções, quando houve desobediência e até desacato às autoridades, ocorreram em 56 municípios do Estado. Em Petrolina, 13 pessoas foram autuadas. A cidade é a segunda do Estado com o maior número de detenções, perdendo apenas para Arcoverde, também no Sertão, com 23 autuações.

Com a entrada do novo coronavírus no Estado, as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de bombeiros tiveram de se desdobrar para proteger a população, cumprindo não apenas sua missão de garantir o policiamento ostensivo, investigações, perícias, prisões, operações e salvamentos, como também atuando na fiscalização do comércio, praias, parques e outros locais sem autorização para funcionar. Mesmo sobrecarregada, a segurança pública vem colaborando decisivamente para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, além de manter a normalidade nas ruas, inclusive com a redução de diversos indicadores de violência, como roubos, furtos, arrombamentos e as modalidades de crimes contra as mulheres.

Os bancos e casas lotéricas estão entre os serviços autorizados a funcionar, porém, seguindo as determinações não apenas contidas em decretos estaduais (nº 48.834, de 20/03/2020, de e nº 48.881, de 03/04/2020), mas em recomendação do Ministério Público e decisão judicial. São elas: respeitar, na organização das filas, a distância mínima entre os clientes, seja na parte interna ou externa dos estabelecimentos. Além de orientações por parte dos funcionários, esses locais devem contar com sinalização disciplinadora.

É importante ressaltar que a Polícia Militar está nas ruas, incluindo entorno dos bancos, agências e casas lotéricas, para prevenir e reprimir a violência. Desde o início da pandemia, por exemplo, os crimes conhecidos como “saidinhas de banco” caíram 67% (de 12 para 4 casos, considerando março de 2020 com março de 2019).

Em caso de distúrbios nos estabelecimentos financeiros, a PMPE está de prontidão, pelo 190, e também no CICCR para reestabelecer a ordem. A missão da instituição é proporcionar essa segunda resposta de forma rápida e eficiente.

SDS/Ascom

Em resposta ao Blog, SDS afirma que PMPE vem atuando para garantir cumprimento de medidas preventivas contra novo coronavírus em Petrolina

  1. José Francisco disse:

    Uma pergunta ao SDS/Ascom: A diminuição desses delitos citados, ocorreu pela ostensividade da polícia ou pelo isolamento da população?. Inclusive está havendo suspensão de parte dos serviços bancários!!!!!

  2. Fiscal disse:

    Só vi ou soube de atuação dos órgãos de segurança na primeira semana do decreto.
    Hoje o que vemos é total falta de atuação dos órgãos de segurança nesse sentido.
    Na praça da Cohab Massangano (rua32), nos finais de semana a turma de reúne(grupo +10 pessoas), é a maior bebedeira e ninguém faz nada!
    Quanto a queda nas ocorrências , com certeza é devido ao baixo fluxo de pessoas nas ruas devido quarentena.

    Obs: Ainda vejo alguma atuação do 2° Biesp, mas em outro campo e não com relação a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários