Em Novembro, desemprego registra primeira alta desde julho

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2008 às 10:41

A taxa de desemprego no Brasil sofreu uma ligeira alta em novembro, para 7,6%, esta é a primeira alta desde julho deste ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro, o índice havia ficado em 7,5%, apesar da alta, este é o segundo menor para um mês de novembro da série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2002.

A população ocupada, de 22,1 milhões de pessoas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas, não apresentou alteração em relação a outubro. Na comparação com novembro do ano passado, esse contingente aumentou 2,9% – o equivalente a 611 mil pessoas. Já o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (9,8 milhões de pessoas) não variou em relação a outubro e cresceu 5,5% na comparação anual.

A população desocupada (1,8 milhão) também manteve-se estável em relação a outubro e caiu 6,1% no confronto com novembro de 2007.

Segundo a pesquisa, o rendimento médio real habitualmente recebido pelos trabalhadores em novembro foi de R$ 1.273,60, apresentando alta de 0,9% em relação a outubro último e de 4,0% na comparação com novembro de 2007. No ano, houve alta de 4,0%.

Já a massa de rendimento real efetivo da população ocupada foi estimada em R$ 28,2 bilhões, para o total das seis regiões metropolitanas. Em relação a setembro, houve um ligeiro acréscimo (0,4%); na comparação com outubro de 2007, houve crescimento de 8,3%.

Fonte: Correio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários