Além do tradicional desfile de carroças e dos grandes shows que atraem milhares de turistas no mês de junho, o município de Irecê (Norte da Bahia) também tem outro elemento para aquecer os corações no São João: a saúde. Com um posto de testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) instalado na cidade, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem levado mais prevenção e cuidado à população e aos visitantes.
O primeiro dia de funcionamento do posto de testagem foi na última quinta-feira (19). O primeiro paciente foi Manuel Araújo Barreto, 65 anos, comerciante que mora em Irecê e nunca havia realizado um teste para ISTs. Ele saiu do estande satisfeito com a oportunidade. “É uma ação importante porque o cidadão fica sabendo se realmente tem alguma coisa. São exames essenciais que nós acabamos negligenciando no dia a dia, com a desculpa da rotina corrida. A Sesab está de parabéns”, afirmou.
A abertura do estande resultou em 207 atendimentos, com 10 resultados positivos: um para HIV, um para hepatite C e oito para sífilis. Para quem testa positivo, os profissionais da Sesab já realizam o encaminhamento para o início do tratamento. Em casos de sífilis, o tratamento pode ser iniciado imediatamente no próprio posto, com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil).
Diante da demanda expressiva, a coordenadora do Núcleo Centro-Norte da Macrorregião de Saúde Jacobina e Irecê, Lúcia Albuquerque, afirmou que a equipe do posto de testagem está empenhada em superar os números do São João do ano passado, quando foram realizados 3 mil testes ao longo de todo o período de festejos na cidade. “Essa é uma ação de prevenção, identificação e acolhimento. Que as pessoas venham conhecer o espaço, os profissionais, e se sintam seguras para fazer o teste conosco. Quem não tiver nenhuma patologia reagente sairá aliviado, com um diagnóstico preciso, feito por uma equipe capacitada”, destacou.