Em artigo, Miguel Coelho enaltece legado histórico da Data Magna de PE

por Carlos Britto // 06 de março de 2023 às 10:01

Foto: 21 Assessoria de Comunicação/divulgação arquivo

Neste artigo, o ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual Miguel Coelho lembra o significado histórico da Data Magna de Pernambuco e o motivo do Estado ter decretado feriado nesta data, 6 de março. Segundo ele, a Revolução Pernambucana de 1817 deixou um legado que jamais será esquecido pelo seu povo.

Confiram:

Caros pernambucanos,

Hoje é um dia especial. É a Data Magna de Pernambuco, uma celebração que relembra um momento histórico de grande importância para o nosso Estado. Há exatos 206 anos, a Revolução Pernambucana de 1817 tomou conta do Estado e tornou Pernambuco uma nação independente durante 75 dias. Este movimento, que prenunciou a Independência do Brasil, deixou um legado inestimável e inspira o povo pernambucano até os dias atuais.

É com orgulho que enalteço a força, a determinação e a coragem do nosso povo, que lutou por ideais de liberdade e justiça, e contribuiu para a construção da nossa história. Pernambuco é um Estado que inspira e merece estar sempre na vanguarda do desenvolvimento em qualquer área.

O maior tesouro do nosso Estado é o povo pernambucano, com uma cultura rica e diversa, que deve ser respeitada e honrada. Em cada ponto de sua extensão territorial é possível encontrar diversos aspectos que caracterizam a sua essência. São exemplos de seres humanos, homens e mulheres que dedicam amor a tudo que fazem e são exemplos para toda a nação. É por isso que a Assembleia Legislativa de Pernambuco instituiu a Data Magna de Pernambuco como um feriado estadual, para podermos refletir sobre a nossa história e valorizar a nossa identidade.

Este dia especial é um momento para lembrarmos dos nossos heróis, que lutaram por um ideal de liberdade e justiça. Domingos José Martins com Antônio Carlos de Andrade e Silva e o Frei Caneca foram os líderes que provocaram a Revolução Pernambucana com o objetivo principal de promover a libertação brasileira da opressão da Corte Portuguesa. Mesmo com o revés, o movimento colaborou diretamente para a Independência do Brasil, cinco anos depois.

Então, quero parabenizar a todos os pernambucanos, que mantêm viva a chama da nossa história, que lutam por um futuro melhor e que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. A Data Magna de Pernambuco é um momento de celebração, mas também de reflexão, para podermos continuar construindo uma sociedade pernambucana mais justa, mais igualitária e mais próspera.

Viva Pernambuco!

Miguel Coelho/Ex-prefeito de Petrolina e ex-deputado estadual

Em artigo, Miguel Coelho enaltece legado histórico da Data Magna de PE

  1. Pé no Saco disse:

    Lutaram por vida melhor como trabalho, saúde, educação, segurança e igualdade, só que não vejo nada disso nos políticos, assim que entram no poder a primeira coisa que vem na cabeça deles é meter a mão no dinheiro da nação e o povo que se fod….., exemplo temos muitos aqui só ver a saúde,as obras inacabadas fora o dinheiro que sumiu,aí procuro pra que serve essa data mesmo, será que é para políticos aparecer e dá uma de santo do pau oco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários