Em artigo, Antonio Coelho diz que IPVA é “presente de grego” do Estado

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2022 às 10:33

Foto: divulgação

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Antonio Coelho (DEM), não poupou críticas ao anúncio da tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022, feito pelo governo do Estado. Neste artigo, o parlamentar considera “presente de grego” a nova tabela, divulgada – segundo ele – no apagar das luzes de 2021. Além disso, o contribuinte pernambucano não terá nenhum benefício quando for pagar o tributo.

Confiram:

Não bastasse anunciar a tabela de pagamento do IPVA 2022 no apagar das luzes do ano passado, a Secretaria estadual da Fazenda faz jogo de cena ao divulgar que o Estado manterá a mesma alíquota e os mesmos descontos de 2021 para 2022.

Um discurso falacioso para esconder e colocar debaixo do tapete a verdadeira realidade: o aumento médio de 20% no valor do imposto. Essa é a variação apontada pela tabela FIPE, tomada pelo Governo de Pernambuco como base de cálculo para o IPVA de 2022.

Quem acompanha a tabela FIPE está ciente dos aumentos robustos que os automóveis vêm sofrendo nos últimos meses, particularmente em 2021, por conta da valorização nos preços dos novos e usados.

Em vez de se solidarizar com os contribuintes pernambucanos e congelar o valor do IPVA, ou seja, manter o mesmo valor cobrado em 2021 para 2022, conforme sugerimos em discurso na Alepe no início do mês de dezembro, o que faz o governo de Pernambuco?

Simplesmente lava as mãos, finge que não é problema seu e coloca a culpa do aumento na conta da variação do mercado.

Bem diferente fez Minas Gerais. Após debates com os deputados mineiros, o governador sancionou, no último dia 30, um projeto de lei de autoria do Legislativo estadual congelando o valor do IPVA em 2022. A partir de janeiro, o motorista mineiro pagará o mesmo valor desembolsado em 2021.

No Distrito Federal haverá reajuste, no entanto será de 10%. Bem distante dos 20% previstos pela tabela FIPE. Após acordo com os deputados distritais, a gestão baseou o reajuste na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Mas o que esperar de um governo que mais cobra imposto neste país?

Certamente não seria a nobre atitude de abrir mão dessa receita em prol do motorista e do trabalhador pernambucano, que já vive sobrecarregado com tantos tributos. Esse gesto é restrito a governantes verdadeiramente preocupados com seus governados, o que não é o caso dos governos comandados pelo PSB.

A regra é e sempre será: quanto mais arrecadar, melhor. Portanto, o pernambucano pode preparar o bolso porque vai ser obrigado a pagar mais essa conta salgada.

Antonio Coelho/Líder da Bancada de Oposição

Em artigo, Antonio Coelho diz que IPVA é “presente de grego” do Estado

  1. Pernambuco disse:

    Ai lasca com o povo pernambucano.

  2. Pé no Saco disse:

    Aí eu pergunto ao deputado o IPTU é o que? Será que é presente de Deus.

  3. Junior disse:

    Deputado,

    Por favor nos fale um pouco dos aumentos anuais do IPTU dos últimos anos em Petrolina.

  4. Silvio disse:

    cade gonzaga, odacy, esposa e Lucas???? vão virar as costas para o povo de novo?? PSB e PT SABEM COBRAR IMPOSTOS: GERAR EMPREGO NÃO.

  5. Francisco Cruz disse:

    Teu irmão nos presenteia direto com esse tipo de presente. 40 em vocês.

  6. amancio disse:

    por isso estou tendo nojo de politicos, só sabe criticar, o irmao dele é so aumenando o iptu, imagino o irmao dele sendo governador…

  7. José disse:

    A inflação de 10% no Brasil é culpa de guedes e do bozzo! Quem era o líder do governo até poucos dias atrás?

  8. eleitor disse:

    é a despedida desse governador desgraçado

  9. marcius disse:

    Esperamos um discurso do nobre deputado sobre IPTU, ISS para profissional autônomo e outras taxas da Prefeitura de Petrolina. Falar os adversários políticos é fácil, quero ver coragem para reclamar do teu grupo, de verdadeiramente pensar no povo e não fazer apenas politicagem. Também concordo que o IPVA é um absurdo, mas pau que dá em chico, também tem que dá em Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…