Um atendimento feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) do N-4 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, Zona Rural, que contou com um diagnóstico e um atendimento especializado e humanizado, ajudou a vida de uma recém-nascida que apresentava dificuldades na amamentação e constantes cólicas. Ao ser atendida e avaliada, a bebê foi diagnosticada com freio lingual encurtado (conhecida popularmente como ‘língua presa’). A condição vinha ocasionando episódios de dificuldade na alimentação e incômodos intestinais.
A avaliação pela qual a recém-nascida se submeteu foi o ‘teste da linguinha’, realizado logo após o nascimento e que previne complicações mais sérias no futuro, como dificuldades de fala. No caso do atendimento no N-4, a dentista submeteu a bebê a um procedimento cirúrgico que retirou o excesso de tecido do freio lingual, deixando a criança livre para movimentação da língua e pega adequada da mama para alimentação.
Teste da linguinha
Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Teste da Linguinha no Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado à Avenida José de Sá Maniçoba, no Centro. O exame é realizado no recém-nascido, com até 30 dias de vida, e é através dele que se pode diagnosticar a língua presa, uma anomalia que limita os movimentos do órgão.
Os profissionais de Saúde Bucal do município realizam o teste da Linguinha e, caso seja identificada alguma alteração durante avaliação, a mãe é orientada a levar a criança para uma consulta com odontopediatra, que também é disponibilizada pelo município, no Centro de Especialidades Odontológicos (CEO).