Cultura pernambucana ganha homenagem em megamural de São Paulo

por Carlos Britto // 06 de dezembro de 2024 às 21:00

Foto: reprodução

Convidando o público para conhecer mais sobre as tradições populares brasileiras, um megamural intitulado ‘La Ursa pelo Direito à Cidade’ está sendo exibido na cidade de São Paulo, na Rua Japichaua, nº 506, bairro Jardim Matarazzo. A obra de arte urbana é do artista pernambucano Osù, que se inspirou na figura da La Ursa, uma manifestação carnavalesca típica de Pernambuco.

Para o artista, o grafite combina a arte de rua com o poder cultural do povo nordestino, simbolizando a ocupação de espaços urbanos e a resistência cultural das periferias. “É sobre ocupar a cidade, sobre resistência. Precisamos ocupar todos os espaços, mas ainda existem lugares que não conseguimos acessar”, reflete.

Para ele, há uma conexão muito forte entre o grafite e a La Ursa, que é justamente a vontade de estar na rua, de movimentar a cidade, de transformar o dia das pessoas e de levar alegria de alguma forma. “O grafite está ali, nas ruas, disponível para todos, assim como a La Ursa, que também cumpre esse papel e traz reivindicações junto”, conclui.

O megamural, que ocupa três empenas do Condomínio Residencial Novo Horizonte, totalizando 375 metros quadrados, cria uma narrativa visual integrada, com cada parede complementando a outra. À esquerda, surge a figura de um percussionista com a camisa da bandeira de Pernambuco e a cabeça da La Ursa, enquanto à direita a personagem aparece em sua fantasia completa. A obra também faz referência à arquitetura histórica de Olinda, simbolizando o encontro entre o patrimônio cultural e o urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. E verdade curtir muita festa no country aliás eu moro no bairro quecda nome ao clube country club