Comissão de Saúde debate projeto que fixa piso salarial para agentes de vigilância sanitária

por Carlos Britto // 15 de maio de 2023 às 15:30

Foto: PMRJ/Divulgação

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promoverá audiência pública nesta quinta-feira (18) para discutir o Projeto de Lei 1126/21, que equipara, para fins legais e de remuneração, as atividades desempenhadas por agentes de vigilância sanitária, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs). O projeto está em análise na comissão.

O debate foi solicitado pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), presidente do colegiado. “O texto torna essencial e obrigatória a presença de agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família e de agentes de vigilância sanitária e agentes de combate às endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental“, explica.

A proposta garante ainda que o piso salarial profissional nacional dessas categorias, referente à jornada de 40 horas semanais, não seja inferior a dois salários mínimos mensais“, informa Zé Vitor.

Foram convidados para a audiência representantes dos ministérios da Saúde e do Planejamento e Orçamento, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Associação Nacional dos Profissionais da Vigilância Sanitária nos Municípios Brasileiros (Unavisa), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). (Fonte: Agência Câmara)

Comissão de Saúde debate projeto que fixa piso salarial para agentes de vigilância sanitária

  1. FELIPE DORGIVAL disse:

    Essa é uma luta e uma reivindicação mais do que justa necessária para a categoria dos agentes de vigilância dos municípios. Somos uma categoria de extrema importância no sistema publico de saúde com o objetivo de prevenir e minimizar os potenciais riscos sanitários no ambiente e na população, promovendo assim a proteção e a prevenção da saúde na sociedade! Tivemos também uma ação preponderante durante a pandemia do novo Coranavirus, sendo linha de frente no combate a Covid-19 através de fiscalizações, barreiras sanitárias e desinfecções e sanitizações de diversos ambientes. Esperamos que sejamos reconhecidos e valorizados pelo os poderes constituídos do país!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…