Comissão da Alepe aprova proposta do governo para reajustar piso dos professores

por Carlos Britto // 07 de junho de 2023 às 19:25

Foto: Paulo André/Alepe

A proposta de reajuste do piso dos professores apresentada pelo Governo de Pernambuco foi aprovada, por unanimidade, na reunião da Comissão de Justiça dessa quarta (6). O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 712/2023 prevê um reajuste de 14,95% no piso dos professores da rede estadual, válido tanto para docentes do quadro permanente como para os contratados por tempo determinado. 

O texto do PLC 712 foi acatado em seu formato original, com a rejeição do substitutivo proposto pela deputada Dani Portela (PSOL). A versão proposta por ela inseriu uma tabela com reajustes  elaborados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Nesta tabela, o aumento de quase 15% também é destinado para o restante da carreira dos professores estaduais, e não só para os que recebem o piso, como está na proposta do Governo.

Mas, segundo o parecer apresentado na reunião pelo relator Antônio Moraes (PP), o substitutivo apresentado pela deputada do PSOL é inconstitucional, porque iniciativas referentes a reajustes de servidores públicos só podem ser de iniciativa do Poder Executivo, conforme o artigo nº 19 da Constituição Estadual. 

Cobrança

Apesar da unanimidade na rejeição das alterações, parlamentares presentes na reunião ainda cobraram do governo uma iniciativa que possa incluir o restante na categoria no aumento, que atualmente só é previsto apenas para quem recebe próximo do piso. 

O parecer de Moraes é correto do ponto de vista legal. O que levantamos é a necessidade de se debater e negociar o mérito do aumento dos professores. Advogamos que o Governo faça um esforço para que toda categoria seja contemplada”, declarou o deputado Waldemar Borges (PSB). 

João Paulo (PT) e Luciano Duque (Solidariedade) informaram, por exemplo, que mesmo tendo votado a favor da constitucionalidade do aumento proposto pelo Governo e acatado a rejeição do substitutivo, devem rejeitar a proposta na Comissão de Educação – colegiado em que João Paulo será relator da matéria. 

Comissão da Alepe aprova proposta do governo para reajustar piso dos professores

  1. O reajuste para os professores é necessário,pois trabalhamos desumanamente; e o nosso desempenho é brilhante,e requer muita responsabilidade!!Portanto,não entendo o porquê de tanta dificuldade para aprovação deste percentual tão pequeno ,comparando com o que é dado aos políticos, que não trabalham nem se preocupam tanto quanto os profissionais de Educação!!Já,sabemos que verba tem!!!Então,vamos ter dignidade e fazer valer o que é justo,né??A inflação existe e o salário precisa acompanhar!!Vamos,caríssimos deputados ,nos apoiem!!Vcs sobreviveriam com o nosso salário??Repensem a nossa situação!!🙏

  2. Rosemary lopes disse:

    O que me impressiona no governo é que assim chegou a Gov. já aumentou seu salário. E vocês deputados que falam na sua campanha de ajudar aos professores e nada fazem. Cadê o apoio de vcs pela nossa classe agora na eleição querem nossos votos. Aí prometem tudo. Lembre-se que precisam do nosso voto. Nós aposentados só temos esse aumento e ainda não querem nos dá. Agora se fosse prá vcs e não dessem o mundo pegava fogo. Tenha pena. Vocês estão aí por conta do nosso voto. Já pensaram em quantos educadores que deram seu voto . Então ajude os educadores.. vocês pode até nós esquecer mais na próxima eleição lembraremos de vcs. Aguarde. Estamos de olho e vamos acompanhar passo a passo. Se fizerem algo por nós venho aqui aplaudir. Caso contrário,estaremos levando os nomes daqueles que nós prejudicaram a mídia para esclarecimento da classe. Precisamos comer,educar nossos filhos. Vocês não ver nada disso. Digo isso , não com todos,porque ainda tem Dep. que merece nosso apoio . Vamos Dep. nós mostre que a confiança que depositamos vale a pena. A inflação tá aí mostrando que nosso dinheirinho não dá pra nada.. Agora o salário de vcs é exorbitante, não é? Agradeça ao professor por vc ter esse cargo e ganha mais que um professor. Medite.

  3. O que me impressiona no governo é que assim chegou a Gov. já aumentou seu salário. E vocês deputados que falam na sua campanha de ajudar aos professores e nada fazem. Cadê o apoio de vcs pela nossa classe agora na eleição querem nossos votos. Aí prometem tudo. Lembre-se que precisam do nosso voto. Nós aposentados só temos esse aumento e ainda não querem nos dá. Agora se fosse prá vcs e não dessem o mundo pegava fogo. Tenha pena. Vocês estão aí por conta do nosso voto. Já pensaram em quantos educadores que deram seu voto . Então ajude os educadores.. vocês pode até nós esquecer mais na próxima eleição lembraremos de vcs. Aguarde. Estamos de olho e vamos acompanhar passo a passo. Se fizerem algo por nós venho aqui aplaudir. Caso contrário,estaremos levando os nomes daqueles que nós prejudicaram a mídia para esclarecimento da classe. Precisamos comer,educar nossos filhos. Vocês não ver nada disso. Digo isso , não com todos,porque ainda tem Dep. que merece nosso apoio . Vamos Dep. nós mostre que a confiança que depositamos vale a pena. A inflação tá aí mostrando que nosso dinheirinho não dá pra nada.. Agora o salário de vcs é exorbitante, não é? Agradeça ao professor por vc ter esse cargo e ganha mais que um professor. Medite.

  4. Antônio Fernando disse:

    Há uma necessidade imperiosa de mostrar para o atual governo que é preciso preencher o quadro da disciplina de Artes com os que foram aprovados no último concurso! Logo o número de vagas oferecido no edital está longe de completar as vagas! Dentro disso que se mostre a governadora que a disciplina de Artes também é obrigatória e deve ser exercida a partir de agora por quem é da área.

  5. Brenda fontenelle de Magalhães cardoni disse:

    NÃO PRECISAMOS DE PROGRESSO! PRECISAMOS DE QUALIDADE DE VIDA! MELHORAR O QUE TEMOS, PAGAR BEM OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS! MELHORAR AS ESCOLAS, MERENDAS, ENXUGAR A MÁQUINA ADMINISTRATIVA! VOLTAR A CIRCULAR OS TRENS; REMODELAR PRESÍDIOS COM 1,2 E 3 ANDARES, O MESMO COM AS ESCOLAS E HOSPITAIS, AUMENTARA A SUGURANÇA…TODO GOVERNO SEJA MUNICIPAL, OU GOVERNAMENTAL SÓ PENSA EM CONSTRUIR E NÃO MELHORAR O QUE JÁ TEMOS.
    E VIAJAM TANTO PRA EUROPA…DIMINUIR OS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS, QUEM SABE ASSIM O POVO AGRADEÇA.
    FORA RAQUEL LYRA! FORA DEPUTADOS QUE SÓ PENSAM EM SEU BEM ESTAR.

  6. Jorge Pires da Silva disse:

    Como um governo que se arvora de ter a melhor educação do país e diz que investe na educação tem a desfaçatez de propor um projeto de lei que coloca professores com 20 anos de carreira e especialização no mesmo patamar salarial de quem está ingressando agora no serviço público apenas com a graduação? Quem é inimigo dos professores é também inimigo da educação, portanto Raquel Lira e o seu partido, PSDB são inimigos da educação pública! Vamos lutar para que não se elejam nunca mais!

  7. LINDINALVA MATOS CAMPOS disse:

    É um absurdo que a maioria dos políticos desvalorizem os profissionais de Educação. Em sua grande maioria eleitos por esses mesmos profissionais. A governadora, e os demais políticos pensem e repensem que não só precisam do voto do povo uma vez. A sociedade de modo geral está atenta ao que vem acontecendo e não só com a educação de Pernambuco. Precisamos acertar a todis e todas que o nosso voto é importante não só para eleger os políticos e em seguida eles aumentarem seus próprios salários sem o aval do povo. E o que é de direito de uma categoria fazem mil e uma dificuldade para não cumprir com nosso PCCV que é uma Lei estadual. Pois bem, temos que conversar com alunos, pais e toda sociedade explicando que a Melhoria é valorização da educação é direito de todos e dever do estado. Merenda faltando.ba maioria das escolas. Quitesvescolares que no.meio do ano não tem e fardamento insuficiente. Além de falta de pessoal administrativo; porteiro e pessoal de Secretária. Merendeiras, insuficiente para a demanda das escolas. Faltando professores e alguns gestores empurrando com a barriga. Entre outras situações cruciantes.

  8. Roger Vasconcelos disse:

    Vendo os comentários aqui eu penso: Como uma pessoa que assumiu um Estado que após 16 anos era governado pelo mesmo grupo, que atrasaram salários dos terceirizados (conversem com eles), que passaram tempos para conceder uma miséria de aumento e mesmo assim muitas vezes parcelava, que deixava faltar merenda nas escolar, que cometeu tantas atrocidades com a classe da educação… pode em menos de 6 meses conceder um ajuste de quase 15% e ainda assim uns retardados politicamente abrem a boca para criticar? A amnésia política é o que mata. Raquel entrou e já está convocando os novos concursados e concedendo aumento. Em 8 anos no desgoverno de Paulo Pinóquio o único aumento que ele foi obrigado a dar, foi no ano passado por conta do governo federal (Jair Bolsonaro) que concedeu um aumento de mais de 30%. Fora isso quando foi que ele deu um ajuste para a classe? Outra coisa que também revolta é esse SINTEPE que não vale nada. Na hora que querem parar pedem ajuda de toda classe se tratando de “PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO” , mas na hora de lutar por melhorias de todos 1⁰ são os professores, 2⁰ é o resto. Farinha pouca meu pirão primeiro. Estudem antes de criticar.

  9. Wladimir disse:

    Mas isso é bom ,serve para todos no dia da eleição chegar nas urnas e dá uma banana, bem grande a todos os filhos de puta que são. Votem nesses é nessas porras. Votem!

  10. Tania disse:

    Negar o que é de Direito, FUNDEB, FUNDEF….Nossos salarios já estariam pagos se não tivessem jogado o voto fora!

  11. Glayse Olimpio disse:

    Vcs, políticos principalmente o governo, acham q nós professores somos altruístas ao ponto de não precisar de aumento no período q é p ter, pela categoria!
    Agora, é interessante q tds aumentaram seus salários enqto vcs esperam q nós sejamos uma categoria q existe p fazer obra de caridade sem jamais pensar em receber o q é de justiça! Chega disso! Mais maturidade! Professor ralou muito p chegar em uma sala de aula. Pense nisso!

  12. Glayse Olimpio disse:

    Vcs, políticos principalmente o governo, acham q nós professores somos altruístas ao ponto de não precisar de aumento no período q é p ter, enqto vcs esperam q nós sejamos uma categoria q existe p fazer obras de caridade sem jamais pensar em receber o q é de justiça! Chega disso! Mais maturidade! Professor ralou muito p chegar em uma sala de aula. Pense nisso!

  13. Nilza Siqueira disse:

    A resposta Deputados daremos na Urna. Um tristeza o quadro de Deputados de Pernambuco.

  14. Rute disse:

    A expressão da vitória da Sra Governadora foi uma alegria inclusive para mim.
    A Bíblia é expressão verdadeira da existência de um único Deus. Lá está registrado: há governos bons e governos maus.
    Será o único mandato.
    Como alguém é servidor e trata mal tantos colegas?

  15. Rui Costa disse:

    Interessante essa governadora. Não pensou nos aposentados ,que passaram uma vida inteira de dedicação e sofrimento em sala de aula. O reajuste seria justo, se contemplasse toda à categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários