Coluna da Folha: O nepotismo e o barulho que a política fez

por Carlos Britto // 27 de março de 2023 às 07:00

Foto: Reprodução/Internet

Em Garanhuns (Agreste), não se fala em outra coisa desde que a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) atendeu ao Parecer nº 080/2023 do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) e julgou que houve prática de nepotismo na Prefeitura de Garanhuns (Agreste).

O parecer do MPC-PE foi acatado por unanimidade dos conselheiros presentes na sessão. O parecer, elaborado pela procuradora de Contas Germana Laureano, apontou que o irmão do prefeito Sivaldo Albino (foto) – o vereador Johny Albino, que também é presidente da Câmara de Vereadores da cidade – realizou nomeação do seu sobrinho, Cayo Albino, para cargo em comissão. Ele atuou como gerente de articulação de políticas do Poder Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns editou a Portaria nº 153/2021, nomeando seu sobrinho para o cargo em comissão de Gerente de Departamento daquela Casa Legislativa. A referida nomeação configura nepotismo, afrontando a vedação constante da súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), por não ser dotado o cargo em comissão envolvido de natureza política“, disse Germana Laureano em seu parecer.

Cayo Albino é filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino. A procuradora Germana Laureano, do MPC-PE, defendeu uma punição ao vereador Johny Albino (PSB), que fez a nomeação em 2021.

E Johny Albino, irmão do atual prefeito, foi multado pelo TCE-PE. É claro que os vereadores de oposição ao prefeito, com o apoio do time todo, continuam fazendo o maior barulho na imprensa local sobre o fato. Na política, limão vira limonada rapidinho.

Zoofilia

O deputado Romero Albuquerque (UB) propôs um novo reforço nas leis de defesa dos animais de Pernambuco: além de serem presas, as pessoas que praticarem crime de zoofilia deverão pagar multa no valor de R$ 10 mil. É o que estabelece o Projeto de Lei, apresentado semana passada na Assembleia Legislativa (Alepe). A proposta altera o Código Estadual de Proteção aos Animais, que já prevê punições administrativas a quem comete maus-tratos no Estado. O parlamentar defende que a multa se aplique em casos de atos libidinosos, eróticos ou relações sexuais com animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos – e que seja individualizada, para cada animal constatado vítima de abuso. Além disso, de acordo com outro projeto que tramita na Alepe, o autor do crime perderá a guarda e não poderá mais ser responsável por outros animais.

Será que vai?

Em Jaboatão dos Guararapes (Região Metroopolitana), o prefeito Mano Medeiros (PL) foi com o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, até a PE-17, onde anunciou que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) irá acelerar o ritmo da obra de requalificação da via, iniciada no ano de 2021.  A estrada liga a BR-101 até Muribeca. Mesmo tendo uma circulação de cerca de 24 mil veículos por dia, o ritmo da obra foi reduzido, no ano passado.  Em 2021, quando o projeto de requalificação foi anunciado, o valor da obra era de R$ 30 milhões. Agora, não se sabe ao certo.

Tem que cumprir

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Compesa que sejam adotadas, de imediato, medidas alternativas para o efetivo abastecimento de água da população do Sítio Piranhas, na Zona Rural do município de Petrolina. No documento recomenda-se, ainda, que a Compesa promova o abastecimento população através de carros-pipa, em frequência não inferior a duas vezes por semana, devendo apresentar a relação dos consumidores beneficiados e quantidade de água fornecida. A Companhia, no entanto, informou já ter solucionado esse problema.

Coluna da Folha: O nepotismo e o barulho que a política fez

  1. Pé no Saco disse:

    Novidade,se no próprio tribunal e supremo tem porque o espanto, só para dizer que são santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários