Coluna da Folha: Hospital do Câncer de Petrolina é exemplo que dá certo

por Carlos Britto // 17 de março de 2023 às 07:00

A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou convênio que libera R$ 11 milhões para a mantenedora do Hospital do Câncer de Pernambuco, que enfrenta grave crise financeira. Foi um gol de placa.

Para isso a Secretaria Estadual de Saúde formou uma Comissão de Avaliação do Modelo de Gestão e da Assistência do Hospital de Câncer de Pernambuco, que integra o SUS. O objetivo foi conferir a saúde financeira do hospital e propor medidas que resultem no equilíbrio econômico da instituição.

Atitude semelhante merece ser adotada com o Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina. A secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, que esteve recentemente na Capital do São Francisco, não teve a oportunidade de conhecer o hospital do câncer da região, uma entidade filantrópica e centro para o tratamento do câncer de adultos e crianças em Petrolina, que beneficia toda a população do Sertão de Pernambuco e norte baiano.

Para se ter uma ideia da importância desse hospital, em 2022 ele realizou mais de 345 mil procedimentos, sendo 19 mil terapias oncológicas, 700 cirurgias e 1.576 internações.

O hospital tem atualmente, em registro ativo, mais de 60 crianças em tratamento de câncer.

A taxa de sucesso alcança números que vão de animadores a surpreendentes: de um total de 1.600 pacientes oncológicos atendidos, apenas 8% evoluíram a óbito, 32 % estão em estabilização da doença e 60% estão totalmente curados.

Vale destacar duas grandes obras em andamento: a instalação da radioterapia, em parceria com o Ministério da Saúde, e os serviços de ampliação de 45 novos leitos.

Um case de sucesso dessa natureza, que tem atendimento 100% SUS, merece uma atenção diferenciada e apoio do gestor público, ainda mais porque está no Sertão do Estado e evita deslocamentos dos pacientes para os grandes centros como Recife.

Ex-vereador preso

Um ex-vereador da cidade de Tupanatinga, no Agreste Meridional, foi preso em Garanhuns, no Agreste, na quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, o político (que não teve o nome divulgado) vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O suspeito possui antecedentes criminais e a Polícia Civil investiga se ele tem ligação com assaltos a bancos e roubo de carga. Com ele a polícia apreendeu um arsenal. Os policiais receberam informações de que o ex-vereador estaria transitando armado em um veículo. A equipe seguiu para o local indicado, visualizou o carro e, ao realizar a abordagem, encontrou com o ex-parlamentar uma pistola calibre 380. Questionado pela polícia, ele admitiu possuir outras armas na casa onde morava.

Trazendo pra perto

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), recebeu o ex-deputado federal Gonzaga Patriota em seu gabinete na manhã de ontem e publicou a visita em suas mídias sociais. “Não falamos em política partidária, mas de política como um todo. Temos muitos pensamentos em comum”, desconversou Simão, na abordagem desse colunista. É certo que Gonzaga não deve ter mais pretensões políticas. Tão certo quanto ficou magoado com o PSB, que não respeitou seus longos anos com a legenda. Mas Simão sabe que ele tem muita experiência e muitos amigos que poderão engrossar o seu time. Certamente já olha isso com muito cuidado.

Coluna da Folha: Hospital do Câncer de Petrolina é exemplo que dá certo

  1. Sanfranciscano disse:

    Os anseios que levaram a construção do Hospital Dom Tomás vão em sentido contrário ao pensamento dominante nos diversos governos estaduais que passaram por Pernambuco que é centralizar tudo em Recife. Em nada a região do São Francisco tem autonomia, desde expedir uma simples identidade até um tratamento de câncer. Até quando esse pensamento proviciano reinará em nosso estado?

  2. Trabalhador disse:

    Como faço pra trabalhar no Dom Tomás sem ser apadrinhado pelos Coelhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…