Coluna da Folha: Depois da batalha, o diálogo institucional

por Carlos Britto // 18 de outubro de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução internet

Depois de uma campanha fratricida, com ataques gravíssimos, chegou a hora da equipe de transição, nomeada pelo vice-prefeito e prefeito eleito de Araripina (Sertão do Araripe), Evilásio Mateus (PDT) , ir à mesa com a equipe do prefeito que está saindo, Raimundo Pimentel (PDT).

Evilásio revelou ao radialista Roberto Gonçalves que já escalou uma equipe composta por 10 técnicos para compor o seu time na busca de informações sobre o governo atual.

Pimentel e Evilásio foram parceiros de luta e de fé por 20 anos. Marcharam juntos em diversas jornadas, mas a relação se rompeu quando o prefeito achou melhor indicar uma outra candidata, renunciando ao seu vice, até então muito bem avaliado nas pesquisas.

Evilásio conseguiu com a direção nacional do PDT assumir a direção do partido e se lançou contra a chapa governista. O que se viu depois disso foi uma verdadeira batalha campal, com crueldade que abriu feridas insanáveis. Mas isso é uma outra história.

Transparência

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acionou a Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e o Instituto de Previdência Municipal para garantir maior transparência no acesso às informações dos servidores públicos, especialmente os da Educação. Em meio a reclamações de falta de atendimento aos pedidos funcionais, o MPPE estipulou um prazo de dez dias para as instituições se manifestarem sobre o cumprimento da recomendação. O foco está em assegurar direitos fundamentais, como a entrega de documentos funcionais, fichas financeiras e processos de aposentadoria, que, até então, vinham sendo negligenciados, gerando desconforto entre os servidores.

Jogo que segue

Após uma campanha marcada pelo contato direto com a população de Petrolina, no Sertão do São Francisco, Elismar Gonçalves (PSD), vereador de três mandatos e ex-candidato a vice-prefeito, fez uma reflexão sobre sua trajetória política e os desafios do pleito de 2024. Apesar de não ter alcançado a vitória, com mais de 52 mil votos ao lado de Julio Lossio (PSDB), Elismar destacou o respeito pelo processo democrático e o sentimento de gratidão pelo apoio popular. Enfatizando a proximidade com as comunidades rurais e ribeirinhas, ele afirmou que, para além do resultado nas urnas, o verdadeiro êxito foi a conexão estabelecida com os eleitores. Quanto ao futuro, Elismar assegurou que, mesmo sem mandato, continuará presente na política, alinhando sua vida no campo com a disposição para futuras missões, mantendo seu compromisso com o serviço público.

Apoio estratégico

Fabinho Lisandro (PRD), prefeito eleito de Salgueiro, no Sertão Central, se reuniu com o senador Humberto Costa (PT) no Recife, em uma articulação política voltada para fortalecer parcerias e buscar recursos junto ao governo federal. Durante o encontro, Fabinho destacou o apoio do senador, que se comprometeu a abrir portas nos ministérios e junto ao presidente Lula para garantir recursos destinados ao desenvolvimento da cidade. O movimento reforça o objetivo de Fabinho em buscar alianças a nível federal para concretizar projetos que impulsionem a transformação e o crescimento de Salgueiro, mirando uma gestão com resultados práticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. So os nutela chama o periodo de 64 de ditadura! Ditadura ta hoje, e pior, ditadura do judiciario, a pior…