Vai começar uma queda de braço que tem virado tradição em Pernambuco. Governo do Estado e Prefeitura de Garanhuns (Agreste) na luta para quem promove o evento melhor na Cidade das Flores. Já prevendo a ‘guerra’, a administração municipal decidiu antecipar a divulgação da programação nacional do Festival de Inverno (FIG) 2025, em meio à concorrência com o ‘Pernambuco Meu País’, evento estadual promovido pelo Estado, que será no mesmo período.
O prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou, nessa quarta-feira (12), os shows de artistas como Bruno & Marrone, Elba Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Joelma e Dilsinho. O festival acontece de 10 a 27 de julho.
O deputado estadual Cayo Albino (PSB) liderou uma discussão na Alepe, afirmando que a parceria entre prefeitura e governo foi desfeita na gestão atual, aumentando a “quizila”. O município quer um evento totalemente local e com DNA de Garanhuns.
“A municipalização deu autonomia à cidade para organizar o FIG e garantir que ele continue relevante no cenário cultural”, argumentou. O governo estadual, por outro lado, defende que seu festival amplie o acesso à cultura para outras regiões de Pernambuco.
Peixe na mesa?
A oposição de Surubim, no Agreste, vai ter que decidir se libera ou não a compra de 40 toneladas de peixe para a Semana Santa. O prefeito Cléber Chaparral (UB) quis distribuir três quilos de pescado para cada uma das 13 mil famílias do Bolsa Família, mas os vereadores adversários trabalharam o projeto, pedindo mais informações. Com a maioria na Câmara, eles têm a faca e o peixe na mão. Enquanto isso, Chaparral pressionava, alegando que quem mais precisa pode acabar sem nada.
De olho no potencial
O vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, recebeu nesta quarta-feira (13) o cônsul da Alemanha, Johannes Bloos, para discutir o potencial econômico da cidade, destacando a fruticultura, inovação e o papel da cultura local. A agenda incluiu visitas a empresas como Bayer e Agrofrutas e ao Distrito Industrial de Petrolina.
Na escolinha
Os novos gestores dos municipios pernambucanos participarão do 6º Seminário Novos Gestores Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Serão prefeitos, secretários municipais e presidentes de Câmaras de Vereadores dos 184 municípios do Estado. Com o tema “Transformando a Vida do Cidadão”, o evento vai apresentar desafios da gestão pública em tempos de crise, destacando o papel pedagógico do TCE-PE e mostrando boas práticas que impactam na qualidade dos serviços prestados à população. O seminário é realizado a cada quatro anos para apoiar e orientar os gestores, além de oferecer suporte técnico para o início dos seus mandatos.