Colonos do Pontal Sul apelam a Guilherme para conseguir escrituras dos lotes

por Carlos Britto // 01 de maio de 2022 às 18:14

Foto: divulgação

Cansados de esperar pela emissão das escrituras de seus lotes, os colonos do Projeto Pontal Sul, em Petrolina, apelaram ao pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho (PSDB), para intervir junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e agilizar o processo. Os produtores conversaram com Guilherme no último sábado (30/04), durante encontro promovido para eleição da nova diretoria da associação que representa a categoria.

Segundo o colono Ednaldo Ferreira, os produtores aguardam a regularização dos lotes há mais de três anos. Ele explica que não se trata apenas de uma formalidade burocrática, mas a ausência do documento acarreta outros problemas. “Sem a escritura, não temos acesso a crédito bancário para poder plantar. Muitos já pensam em desistir“, lamentou.

O pré-candidato comprometeu-se com os colonos em se empenhar para tentar resolver a questão. “Primeiro fiz o projeto sair do papel, depois de mais de uma década paralisado, durante o meu mandato de deputado federal. Agora, vou me empenhar para resolver mais essa dificuldade. São 290 colonos aguardando um documento para poder trabalhar. O prejuízo não é apenas deles, mas de toda a nossa região, pois são milhares de vagas de empregos travadas“, constatou.

Colonos do Pontal Sul apelam a Guilherme para conseguir escrituras dos lotes

  1. otavio disse:

    A concepção original do Projeto era de que os lotes já seriam entregues titulados, exatamente para que os Pequenos Produtores pudessem ter acesso aos créditos bancários, inclusive para financiamento do seu sistema de irrigação. Esse sistema de irrigação que antes era entregue pela CODEVASF, normalmente Aspersão, tinham os seus custos incluído na aquisição do lote. Então, no Pontal, a CODEVASF ao invés de comprar esses sistemas, colocaria o valor no Banco e o Pequeno Produtor ao financiar o seu projeto incluiria também o sistema de irrigação, que poderia ser Aspersão, Micro aspersão, gotejamento ou outro a critério do seu projeto. Mas infelizmente o Projeto em 2003 parou, depois foi vendido, retornou para a CODEVASF e hoje aí está, reiniciando com mudanças da concepção original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários