Codevasf promove peixamento com 50 mil alevinos em Petrolina

por Carlos Britto // 24 de março de 2023 às 13:33

Foto: Arquivo/Codevasf

Em celebração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) realizou, quarta-feira (22), um peixamento na orla fluvial de Petrolina, sede 3ª Superintendência Regional. Ao todo, 50 mil alevinos das espécies curimatã, piau e pacamã, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, foram depositados no Rio São Francisco. Participaram do peixamento o superintendente regional e técnicos da 3ª Superintendência Regional da Codevasf; professores e alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Governador Miguel Arraes; e o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, o Centro já produziu cerca de 300 mil alevinos neste ano. “Essa data de hoje, criada pela ONU há mais de 30 anos, nos lembra da importância de tantas ações para preservar esse bem tão precioso. Na Codevasf, nós agimos nesse sentido, não só com atos simbólicos como o de hoje, mas, também, com ações de preservação do rio, como a construção de estações de tratamento de esgoto, que evitam que o esgoto chegue in natura no nosso Velho Chico”, explicou.

O engenheiro de pesca da Codevasf, Rozzano Figueiredo, conta que essas são espécies nativas do Rio São Francisco com valor econômico, social e ecológico. “O piau verdadeiro tem valor econômico e é utilizado na pesca esportiva. O curimatã também tem bastante valor econômico, e o pacamã é uma espécie ameaçada de extinção”, pontuou.

A ação também contou com a participação de estudantes de escolas públicas de Petrolina. Para a aluna da Escola Municipal Miguel Arraes, Ana Célia Cerqueira, esse foi um momento de aprendizado e de conscientização. “Que todo mundo possa economizar a água, não deixando torneira ligada na hora de escovar os dentes, de tomar banho. A gente deve preservar a nossa água, que é tão importante”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários