O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski (foto), concederá entrevista coletiva nesta segunda-feira (19), às 11h, para apresentar dados inéditos de estudos sobre a realidade dos municípios, e números da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovido anualmente pela CNM, o evento já tem mais de 13 mil participantes inscritos e começa, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), encerrando-se na quinta-feira (22).
Entre os dados a serem apresentados, estão números sobre a crise enfrentada pelos municípios, a sobrecarga de atribuições e o aumento de responsabilidades em função da redução de atuação dos Estados e da União. O presidente da CNM abordará mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2023), principal pauta do movimento municipalista, a Reforma Tributária e os impactos da regulamentação, com a instalação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS). Ele também destacará, em coletiva, informações sobre o impacto dos desastres naturais nos Municípios.
A coletiva de imprensa ocorrerá de forma híbrida, na sede da CNM, em Brasília, e por meio do Zoom, com inscrição prévia em ambos os formatos.