Chuvas em Juazeiro superam 200 mm na zona rural e 83 mm na sede; uma pessoa morreu

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2025 às 17:32

Foto: WhatsApp/divulgação

As fortes chuvas que atingiram o município de Juazeiro nesta quinta-feira (30) registraram volumes surpreendentes, com mais de 200 mm em comunidades na zona rural e 83,2 mm na sede do município, em menos de 24 horas. O grande volume de água trouxe transtornos como alagamentos e interdições de vias, afetando diversas áreas.

 Diante do cenário, a Prefeitura de Juazeiro já está em campo, mobilizando equipes para socorrer a população, resolver os problemas causados pelas chuvas e reforçar ações preventivas, especialmente com a previsão de mais chuvas até esta sexta-feira (31).

No distrito de Itamotinga, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros resgataram moradores atingidos pelo rompimento das barragens de Baraúna, Fazenda Icó, Fazenda Lealdade e na comunidade de Cantinho. Além disso, técnicos foram deslocados para o distrito de Pinhões para avaliar a situação das barragens que tem risco de rompimento e adotar medidas emergenciais, incluindo uma possível evacuação, caso necessário.

A gestão também enviou maquinário para dar acesso a essas áreas, pois existem muitas estradas intransitáveis. De acordo com populares, infelizmente houve um óbito por afogamento. A família da vítima, um homem de aproximadamente 49 anos, informou que ele tentava atravessar a nado o sangradouro da barragem de Tanque Novo, quando sofreu o afogamento.

Trabalho preventivo e melhoria da infraestrutura

O trabalho preventivo realizado desde o início do mês pela prefeitura, através do Gabinete de Crise da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e do SAAE,  reduziram os transtornos e impactos causados à população por conta da falta de infraestrutura do município. Foram feitas limpeza de canais e galerias, desobstrução de esgotos e a execução de obras de drenagem. Essas medidas buscam minimizar alagamentos e melhorar a infraestrutura da cidade, que ainda sofre com a precariedade deixada pela última gestão.

Canais de atendimento

O município reforça que a população pode acionar os serviços de emergência da Defesa Civil pelo telefone (74) 9 9945-0434 ou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários