Cearense percorre Nordeste vendendo adesivos para ajudar filhos na faculdade

por Antonio Carlos Miranda // 19 de maio de 2023 às 19:19

Foto: Blog do Carlos Britto

Até onde um pai pode se sacrificar pela felicidade dos filhos? O assistente social e vendedor, Francisco das Chagas, tem o significado para essa pergunta. Natural da cidade de Santa Quitéria, no Ceará, ele vem percorrendo todo o Nordeste vendendo adesivos com o intuito de bancar a faculdade de Odontologia de dois dos seus cinco filhos em Sobral (CE).

A atitude comovente de ‘Francisco da Merenda’, como é mais conhecido em sua cidade, já virou notícia e se espalhou pelas redes sociais. Até o momento, pelas suas contas, ele já passou por seis Estados diferentes, totalizando 119 cidades – incluindo Petrolina, onde está desde ontem (18) e deve ficar por 10 dias. Entre os locais que quer visitar estão a feira da Areia Branca e a Ilha do Rodeadouro. Depois, pretende seguir para Juazeiro (BA).

Ao Blog ele afirmou que a batalha tem sido árdua, mas felizmente vem conseguindo sensibilizar as pessoas em cada cidade visitada. “Teve um senhor que me chamou de vendedor de sonhos, porque ele disse que eu não vendo adesivos. Eu vendo sonhos”, contou.

A ideia dos adesivos, segundo Francisco da Merenda, foi inspirada em voluntários que vendiam fitinhas em prol de casas de recuperação na sua cidade. Como na época ele vendia lanches (daí a origem do seu apelido), resolveu incluir também a comercialização de adesivos. A aposta deu certo, mas há dois anos deixou os lanches de lado e passou a investir somente nos adesivos. Ele informou também que parte dos custos dos seus dois filhos na faculdade particular vem do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior), porque somente a rende proveniente dos adesivos seria insuficiente. Mas Francisco reconhece que o dinheiro que arrecada com seus produtos é uma ajuda preciosa.

Superando obstáculos

Sem apoio de ninguém, Francisco disse contar apenas com o “patrocínio de Deus”. Suas viagens, feitas por meio de ônibus e vans, além das estadas nas cidades, saem também da venda dos adesivos. Ele também enfrenta dificuldades em comercializar sua mercadoria, uma vez que nem todos os estabelecimentos permitem. Mas esse lado negativo é superado pela solidariedade dos cidadãos, que se emocionam com a história do cearense. Em Petrolina, por exemplo, ele disse ter sido muito bem recebido.

Além dos adesivos, que custam R$ 2,00 (cada) ou três por R$ 5,00, Francisco tem também um Pix para os interessados em colaborar com sua luta. A chave é o número do celular dele: (88) 9 8857-1063. No Instagram dele (franciscodamerenda) há mais detalhes sobre a história desse cearense obstinado. “Quero dizer aos pais que lutem pelos seus filhos, pelos sonhos deles, porque a única riqueza que podemos deixar para os nossos filhos é a educação”, finalizou.

Cearense percorre Nordeste vendendo adesivos para ajudar filhos na faculdade

  1. A verdade disse:

    Tem mais valor que muito político parasita. Parabe´ns a este pai que luta honestamente pela formação dos filhos.

  2. Josefa Maria disse:

    Tem todo o meu respaldo e aplauso. Passe por aqui, vamos ajudá-lo. Tudo pela educação dos filhos. Esse foi meu lema a vida inteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários