Cai em 2019 número de homicídios em municípios do Sertão Central atendidos pela AIS-23

por Carlos Britto // 23 de janeiro de 2020 às 17:00

Após a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgar, na última sexta-feira feira (17), os números do balanço da violência no Estado, o Comando do 8º Batalhão de Polícia Miliar, sediado em Salgueiro, no Sertão Central destacou uma redução de 25,7% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – no ano passado, em relação a 2018, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS-23).

A AIS-23 é composta pelos municípios de Salgueiro, Parnamirim, Serrita, Cedro, Terra Nova, Mirandiba e Verdejante, cujas populações, somadas, chegam a cerca de 150.000 habitantes. Salgueiro, principal município da área, obteve uma redução de 52% no ano de 2019, em relação ao ano anterior.

Em 2019, a AIS-23 também alcançou a taxa de 17 CVLI por cem mil habitantes, a menor do Estado de Pernambuco. No mesmo período de análise, os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) também caíram, atingindo uma redução de 18,2%.

São dois anos consecutivos que a violência recua no sertão central, pois, em 2018, o CVLI já havia diminuído 32,7% e o CVP 19%. Além disso, no ano passado não houve registro de homicídios em dois municípios: Cedro e Serrita. Este último está há mais de dois anos sem registros desse tipo de crime.

Trabalho

Para o Comando do 8º BPM, os números positivos são fruto de um trabalho ostensivo e preventivo intenso, realizado diuturnamente pela tropa do 8º BPM, através da realização de incursões, patrulhamentos, abordagens, prisões, apreensões, cumprimento de mandados e da integração das ações com a Polícia Judiciária, através da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (PC), responsável por importantes investigações e elucidação de crimes na área.

Destacam-se, ainda, ações no nível estratégico, dentro do Pacto pela Vida, que têm sido implementadas pela Diretoria Integrada do Interior II, Comando Geral da Corporação e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, favorecendo a redução da violência no Sertão Central”, avaliou o tenente-coronel José Roberto de Almeida, comandante do 8º BPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários