Um balão tripulado que levava 21 pessoas a bordo despencou do céu em Praia Grande (SC) após pegar fogo, na manhã deste sábado (21). O Governo de Santa Catarina informou que a tragédia deixou 8 mortos e 13 sobreviventes. O acidente aconteceu no Extremo Sul do Estado, região conhecida como ‘Capadócia brasileira’, famoso destino para a prática do balonismo.
As causas do acidente ainda são apuradas. Fazia sol na região no momento da queda e imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão no alto em chamas.
Pelos registros feitos por moradores em terra, é possível ver quando o cesto cai ao chão. Equipes de socorro estão mobilizadas na região e não há informação sobre o estado de saúde dos sobreviventes.
O g1-SC apurou que a empresa do acidente é a Sobrevoar, que atua com balonismo em Praia Grande.
Por volta das 9h30, os bombeiros confirmaram a ocorrência e informaram que estavam no local em busca de sobreviventes. Não há ainda informações sobre feridos.
Nota
Em nota oficial, a Prefeitura de Praia Grande lamentou o ocorrido. “A Prefeitura de Praia Grande manifesta sua solidariedade às famílias envolvidas no acidente com balão ocorrido na manhã deste sábado, 21 de junho”, declarou.
O acidente de balão em Santa Catarina ocorre menos de uma semana após a morte de uma mulher em um passeio de balão no Interior de São Paulo. A mulher que morreu foi identificada como Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos. Ela estava no passeio com o marido, Leandro de Aquino Pereira, com quem comemorava o Dia dos Namorados. Era psicóloga e natural de Pouso Alegre (MG). Mais de 30 pessoas estavam a bordo do balão e 11 ficaram feridas.
Capital dos cânions
Praia Grande, que apesar do nome não é banhada pelo litoral, está no Sul catarinense – região com a maior cadeia de cânions da América Latina e fica aos pés do trecho mais abrupto da Serra, onde estão alguns dos cânions mais famosos da região, como o Itaimbezinho e o Malacara.
A cidade, na divisa com o Rio Grande do Sul, tem potencial turístico e recebe interessados em fazer voos de balão, trilhas, cachoeiras e passeios de cavalo. Fica a 270 quilômetros de Florianópolis e a 230 quilômetros de Porto Alegre. A entrada da cidade é localizada a 21 quilômetros da BR-101, importante corredor econômico da região.
Isto não era um balão 🎈 🎈 🎈 🎈 era uma avião, nem todo avião ✈️ ✈️ ✈️ de médio porte pega uma quantidade de pessoas dessas ,que Deus os tenhas,mais esses são sentiram adrenalina até a morte,quem sobreviveu nunca mas passa perto de uma bola de ar voadora.