Balanço da GCM de Petrolina em 2019 tem 1.175 ligações recebidas e atendimento de mais de 4 mil ocorrências

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2020 às 18:32

Foto: Divulgação

Os números de 2019 foram positivos para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina. Ano passado, a GCM atendeu 4.208 ocorrências e operações que englobam desde prisões em flagrante e apoio às instituições públicas, até ações planejadas como Patrulha Escolar, Operação Feira Segura, entre outros. Nos 12 meses, a Central de Atendimentos (153) seguiu o mesmo ritmo e recebeu 1.175 ligações.

Grandes investimentos foram feitos pela atual gestão municipal em 2019, como a aquisição de fardamentos, coletes balísticos e renovação da frota de viaturas.  “Nossa categoria está sendo valorizada, temos um concurso público em andamento, para reforçar nosso efetivo, e a construção de um Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública Municipal”, ressaltou o inspetor chefe da GCM, Adroaldo Coelho.

Ocorrências

Parte das ocorrências (690, que representa 16,39%) foi atendida pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu), patrulha especializada implantada desde novembro de 2017, com a missão de prevenir e combater à violência nas ocorrências de maior complexidade. A maioria (23,04%) relacionada à desordem, perturbação do sossego e danos ao patrimônio público, seguida por ocorrências relativas a drogas (17,53%). Em terceiro, vem crimes relacionados a furtos e roubos (8,69%). Também foram registradas ocorrências de violência doméstica, posse de arma, agressão e cumprimentos de mandados de prisão.

Patrulha da Mulher

A Patrulha da Mulher, ronda implantada em março de 2019 para atender casos que envolvem violência de gênero, também teve forte atuação no último ano, com o acompanhamento de 116 mulheres com medida protetiva. Além do acompanhamento das vítimas, a patrulha também realizou prisões, atendimentos de emergência, palestras, entre outras atividades, que totalizaram 1.619 ações (38,47%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários