Balanço confirma tranquilidade no São João 2018 de Petrolina e secretário destaca “integração e planejamento” das forças de segurança

por Carlos Britto // 27 de junho de 2018 às 07:40

José Silvestre, secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

O São João 2018 de Petrolina durou nove dias e trouxe alegria para milhares de pessoas. Quem prestigiou o evento contou com um forte esquema de segurança, desde as vias de acesso à festa até o Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Com mais rigor e planejamento, além da integração das polícias Militar (PM), Civil (PC) e Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) e do Disciplinamento Urbano, houve redução no número de ocorrências policiais em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Secretaria-executiva de Segurança Pública, a delegacia móvel – instalada no espaço da festa – registrou 85 furtos de celulares em 2018, contra 130 no ano passado. Uma redução de 20% no total das ocorrências, e nenhuma relacionada a furto ou roubo de veículos. Houve também uma queda nas ocorrências registradas pela PM, que diminuíram este ano para 35%. Exemplo disso é o número de pessoas detidas na festa: 171 agora contra 255 em 2017.

Ainda de acordo com a Secretaria-executiva de Segurança Pública, a PRF promoveu uma fiscalização mais intensa, com 988 veículos abordados, 63 motoristas foram autuados por embriaguez e nenhum acidente registrado. No mesmo período do ano passado, foram 648 abordagens, 69 autuações e três acidentes graves com cinco vítimas ao todo. A GCM não registrou ocorrências relevantes.

O secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, comemora os resultados. “Aumentamos o aporte de efetivo da PM, da Guarda Municipal, agentes de Trânsito e agentes de Segurança Privada. Esse conjunto deu uma maior percepção de presença, e a simples presença ela já inibe o delito”,  destacou. “Tivemos 85 furtos de celulares, o que representa uma redução muito grande. E contamos com o [programa] Alerta Celular, em parceria com a SDS [Secretaria de Defesa Social]”, frisou José Silvestre.

Ele ainda destacou a questão do esquema de trânsito, que foi modificado e fez com que reduzisse quase que por completo os engarrafamentos. “Não registramos quase nenhum engarrafamento, todo o fluxo andando. Isso reflete numa mudança de programação de trânsito”, disse, ressaltando que as equipes da prefeitura ainda realizaram a limpeza das vias, poda de árvores e melhoria a iluminação pública.

Mudança de local

José Silvestre foi questionado sobre o São João de 2019, que não deverá mais acontecer no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, visto que o Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação à prefeitura, orientando que sejam adotadas providências referentes à realização de eventos no local, pois o mesmo fica próximo ao Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho. No entanto, ele se limitou a dizer que acha que o Pátio de Eventos “nunca deveria ter sido instalado ali”. Silvestre defendeu que o prefeito Miguel Coelho procure outro espaço e que o pátio seja fechado, para evitar qualquer tipo de perturbação, mas ressaltou que o investimento é alto e o município não dispõe de tantos recursos.

Balanço confirma tranquilidade no São João 2018 de Petrolina e secretário destaca “integração e planejamento” das forças de segurança

  1. josefa maria disse:

    PARABÉNS A PREFEITURA E TODAS AS FORÇAS QUE SE DISPUSERAM A FAZER UMA BELÍSSIMA FESTA. E CONSEGUIRAM. O POVO MERECE! FOI SHOW! PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…