Balanço confirma tranquilidade no São João 2018 de Petrolina e secretário destaca “integração e planejamento” das forças de segurança

por Carlos Britto // 27 de junho de 2018 às 07:40

José Silvestre, secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

O São João 2018 de Petrolina durou nove dias e trouxe alegria para milhares de pessoas. Quem prestigiou o evento contou com um forte esquema de segurança, desde as vias de acesso à festa até o Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Com mais rigor e planejamento, além da integração das polícias Militar (PM), Civil (PC) e Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) e do Disciplinamento Urbano, houve redução no número de ocorrências policiais em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Secretaria-executiva de Segurança Pública, a delegacia móvel – instalada no espaço da festa – registrou 85 furtos de celulares em 2018, contra 130 no ano passado. Uma redução de 20% no total das ocorrências, e nenhuma relacionada a furto ou roubo de veículos. Houve também uma queda nas ocorrências registradas pela PM, que diminuíram este ano para 35%. Exemplo disso é o número de pessoas detidas na festa: 171 agora contra 255 em 2017.

Ainda de acordo com a Secretaria-executiva de Segurança Pública, a PRF promoveu uma fiscalização mais intensa, com 988 veículos abordados, 63 motoristas foram autuados por embriaguez e nenhum acidente registrado. No mesmo período do ano passado, foram 648 abordagens, 69 autuações e três acidentes graves com cinco vítimas ao todo. A GCM não registrou ocorrências relevantes.

O secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, comemora os resultados. “Aumentamos o aporte de efetivo da PM, da Guarda Municipal, agentes de Trânsito e agentes de Segurança Privada. Esse conjunto deu uma maior percepção de presença, e a simples presença ela já inibe o delito”,  destacou. “Tivemos 85 furtos de celulares, o que representa uma redução muito grande. E contamos com o [programa] Alerta Celular, em parceria com a SDS [Secretaria de Defesa Social]”, frisou José Silvestre.

Ele ainda destacou a questão do esquema de trânsito, que foi modificado e fez com que reduzisse quase que por completo os engarrafamentos. “Não registramos quase nenhum engarrafamento, todo o fluxo andando. Isso reflete numa mudança de programação de trânsito”, disse, ressaltando que as equipes da prefeitura ainda realizaram a limpeza das vias, poda de árvores e melhoria a iluminação pública.

Mudança de local

José Silvestre foi questionado sobre o São João de 2019, que não deverá mais acontecer no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, visto que o Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação à prefeitura, orientando que sejam adotadas providências referentes à realização de eventos no local, pois o mesmo fica próximo ao Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho. No entanto, ele se limitou a dizer que acha que o Pátio de Eventos “nunca deveria ter sido instalado ali”. Silvestre defendeu que o prefeito Miguel Coelho procure outro espaço e que o pátio seja fechado, para evitar qualquer tipo de perturbação, mas ressaltou que o investimento é alto e o município não dispõe de tantos recursos.

Balanço confirma tranquilidade no São João 2018 de Petrolina e secretário destaca “integração e planejamento” das forças de segurança

  1. josefa maria disse:

    PARABÉNS A PREFEITURA E TODAS AS FORÇAS QUE SE DISPUSERAM A FAZER UMA BELÍSSIMA FESTA. E CONSEGUIRAM. O POVO MERECE! FOI SHOW! PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários