Por volta das 21h de ontem uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu apreender em Capim Grosso, no Norte da Bahia, aves silvestres transportadas ilegalmente. A abordagem foi feita ao condutor de um Toyota Corolla no km 356 da BR-324, onde fica a unidade operacional da PRF na cidade.
Os agentes solicitaram que os ocupantes abaixassem os vidros traseiros do carro, momento em que foram avistadas duas gaiolas contendo aves silvestres conhecidas como canário-da-terra (Sicalis flaveola).
Os ocupantes do veículo afirmaram que haviam recebido os animais de familiares no povoado de Itatiaia, no município de São José do Jacuípe (BA). A prática de capturar ou manter animais silvestres em cativeiro é considerada crime ambiental, conforme o Artigo 29 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais).
Os responsáveis assinaram um termo de comparecimento, comprometendo-se a se apresentar em juízo para responder pelas infrações cometidas. Já as aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Senhor do Bonfim, na mesma região, para os devidos cuidados e posterior reintegração à natureza.