Autorização para eventos em locais públicos de Juazeiro é temporariamente suspensa

por Carlos Britto // 10 de setembro de 2021 às 21:00

Foto: Ascom PMJ/Semaurb divulgação

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) da Prefeitura de Juazeiro (BA) realizaram nesta sexta-feira (10) uma reunião com a Polícia Militar (PM) para definir ações de combate a delitos causados por aglomerações na cidade. O encontro teve a participação do titular da pasta, Rubens Torres, do superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos, da comandante da 76ª CIPM, Major Ivana Almeida, e da comandante da 73ª CIPM, Major Raquel Reis.

Segundo a PM, a quantidade de ocorrências envolvendo violência durante a realização de eventos e festas clandestinas em espaços abertos vem aumentando muito na cidade. “Infelizmente, ainda tem pessoas que teimam em descumprir a legislação e trazer risco à própria população local. Então, nós estamos dispondo de algumas ações estratégicas para que a força-tarefa consiga ter resultados mais palpáveis com relação à prevenção de ocorrências e grandes aglomerações que geram um aumento de crimes, como homicídio e lesão corporal. Com esse trabalho, a força integrada conseguirá realmente ter bons resultados, tudo em cumprimento do decreto, de acordo com as normatizações e diretrizes vigentes“, declarou a Major Raquel Reis.

Durante a reunião, foram debatidas ações conjuntas entre a PM, Semaurb e Guarda Civil Municipal (GCM) para coibir os delitos que estão ocorrendo principalmente durante a realização de eventos na cidade.

Esse alinhamento, sobretudo com a Semaurb, que está sempre disposta a ajudar a PM, é muito importante. A Polícia Militar conclama para que as pessoas sejam sensibilizadas e entendam que para a realização de eventos e festas com grande quantidade de pessoas, nós temos que deixar uma viatura fixa no local. No entanto, os demais bairros precisam de policiamento. Após essa reunião, todo trabalho está sendo direcionado para ajustarmos a conduta. Pode ter certeza de, no que depender da Polícia Militar, estaremos na rua para coibir aglomerações e essas festas não vão acontecer, sobretudo, sem autorização da Semaurb“, afirmou a Major Ivana Almeida.

Autorização suspensa

Entre as medidas definidas durante a reunião em acordo com a PM, a Semaurb determinou a suspensão de autorização para realização de eventos públicos ou particulares em locais públicos abertos, independente do número de participantes.

Depois do feriado prolongado nós observamos que houve muitos incidentes relacionados a homicídios, violência doméstica, dentre outras ocorrências. Em festas em locais abertos é mais propensa a incidência de brigas envolvendo tiro e facada. Após a conversa com a PM, a Semaurb adotou a seguinte postura: por enquanto não vão mais estar sendo autorizados os eventos em espaços abertos, sejam públicos ou privados, independente do número de participantes. Lembramos que essa medida poderá ser revista posteriormente, à medida que a quantidade de ocorrências de delitos diminua no município. Aos domingos, os eventos só poderão acontecer no máximo até meia-noite. Vamos manter a parceria entre Semaurb, PM e Guarda Municipal“, destacou o superintendente de Ordenamento Urbano, Ubirajara Bastos.

Festa clandestinas

Ainda segundo Bastos, a fiscalização da força-tarefa continuará sendo intensificada para coibir shows e festas clandestinas em Juazeiro. “Estavam acontecendo inúmeras festas clandestinas em chácaras, com divulgação através de grupos de WhatsApp, com blogueiros envolvidos, disparando mensagens meia-hora antes do início do evento, divulgando o local onde a festa vai ser realizada, dificultando a fiscalização tanto da PM, da Guarda Municipal, quanto da Semaurb. Então, a decisão conjunta entre Semaurb e PM é justamente para dificultar a realização desse tipo de evento”, explicou.

A população pode denunciar a realização de shows e festas clandestinas através dos telefones (74) 3612-3581 (Semaurb), 153 (Guarda Municipal) e 190 (PM).

Autorização para eventos em locais públicos de Juazeiro é temporariamente suspensa

  1. Pé no Saco disse:

    A Bahia se tiver festas feriados e Lula no poder para eles tá tudo bem não querem mais nada,pode se acabar tudo eles estão satisfeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *