Aumento de casos confirmados deve-se a dados acumulados em sistema do MS, diz Sesau

por Carlos Britto // 01 de outubro de 2021 às 07:39

Foto: Ascom PMJ/divulgação

O Ministério da Saúde (MS) atualizou o sistema E-SUS VE, que registra os casos de Covid-19. Nos boletins epidemiológicos desta semana, divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA), houve um aumento no número de casos confirmados. O módulo ‘Notifica’ do sistema atualizou os dados e, o que estava acumulado em meses anteriores, foi adicionado ao mês de setembro, mas não são considerados casos novos da doença.

Alguns Estados e municípios se posicionaram diante dessa diferença de dados e a justificativa do Ministério da Saúde é de que esses números estavam represados desde o início da pandemia, o que não reflete a realidade atual. Estamos ampliando a testagem em toda a rede de saúde de Juazeiro e temos o ponto móvel e mesmo assim os números são menores. Primando pela transparência, nós estamos divulgando esse ajuste no nosso boletim em virtude das mudanças feitas no sistema E-SUS VE“, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Morgado.

Foram registrados nesta quinta (30/09) mais 10 novos casos da doença. Juazeiro está há 31 dias sem a ocorrência de novos óbitos por complicações da Covid-19. O último registro foi no dia 30 de agosto. O município mantém as 379 mortes até o momento.

Casos

Desde o início da pandemia, 18.344 moradores já foram infectados, dos quais 17.705 já estão recuperados. Casos descartados somam 32.571, enquanto casos ativos são 260.

Foram realizados desde o início da pandemia 37.698 testes rápidos pela prefeitura e 3.344 pelo Lacen-BA de Salvador.

Leitos

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 25%, com 114 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 35%, com 13 disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários