Alunos da rede pública municipal de Sobradinho (Norte da Bahia), participaram, na tarde da última quarta-feira (11), de uma verdadeira aula flutuante sobre a história, cultura, meio ambiente e identidade do Vale do São Francisco. O Projeto ‘Vapor Escola do Velho Chico’ foi lançado no Lago de Sobradinho, a bordo de um barco escola, com atividades culturais, vivências ambientais e muita conexão emocional com a natureza.
A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura e pelo IPED (Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social), com patrocínio do Banco do Nordeste, Codevasf e Grupo Kelldrin, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio da Prefeitura de Sobradinho. Durante o evento, os alunos receberam kits personalizados com materiais educativos, lanches e mudas de plantas nativas da caatinga, distribuídas pela Agrovale com informações sobre o plantio e conservação.
“Queremos que os alunos se reconheçam como parte da história do Velho Chico, que sintam orgulho do lugar onde vivem e desenvolvam um olhar mais consciente e afetivo sobre o meio ambiente, a cultura e a coletividade. É uma travessia educativa no sentido mais bonito da palavra”, destacou a presidente do IPED, Márcia Sacchet.
Para os representantes da Agrovale – o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho, Romério Santos, a supervisora de Meio Ambiente, Wyara Cordeiro e a assistente administrativo, Magda Rayala -, o projeto, além do conhecimento e do sentimento de pertencimento, também contribuiu para uma maior compreensão da identidade cultural ribeirinha e do compromisso para com a preservação dos valores do território do Vale do São Francisco.