Agentes socioeducativos passam por capacitação em Arcoverde

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2019 às 15:01

(Foto: Divulgação)

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está capacitando 25 agentes socioeducativos lotados no Case/Cenip Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, unidade da instituição voltada à internação e internação provisória de adolescentes. O curso ocorre por meio do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), o que garante ao conteúdo das aulas uma qualidade ainda maior. Dos alunos participantes, 13 são novos agentes aprovados na última seleção simplificada e convocados recentemente.

O curso tem 13 módulos e aborda temas como Desenvolvimento Comportamental, Fundamentos Legais da Socioeducação, Ética Profissional e Direitos Humanos, Procedimentos Operacionais, Inteligência, Gerenciamento de Crises, Primeiros Socorros, Procedimentos Correcionais, Defesa Pessoal e o Projeto Político-Pedagógico da Funase. Após concluírem as 80 horas da capacitação, os 13 novos agentes já estarão aptos a atuar. Além deles, 12 agentes que já trabalham no Case/Cenip Arcoverde também estão fazendo o curso pelo Cefospe, totalizando 25 capacitados. Outro grupo de profissionais da Funase está participando apenas como ouvinte dos módulos ligados ao tema Segurança Cidadã, o que faz com que, ao todo, 40 pessoas estejam em sala de aula.

Nesta semana foram ministrados módulos como os de Procedimentos Operacionais e de Inteligência, tendo como instrutores, respectivamente, o gerente de Segurança da Funase, coronel Jonas Barbosa, e o coordenador de Inteligência, tenente-coronel Josinaldo Oliveira. “A capacitação está acontecendo no 3º BPM, num ambiente propício ao rendimento e à boa qualidade das aulas para os agentes socioeducativos, além de fortalecer nossa grande parceria com a Polícia Militar“, destaca o coronel Barbosa.

Entre outubro e dezembro de 2018, a primeira experiência de capacitação introdutória de novos agentes socioeducativos feita em parceria com o Cefospe já havia produzido bons resultados. Na ocasião, cerca de 500 profissionais foram formados para atuar nas unidades da Funase no Grande Recife. A iniciativa foi bem avaliada e estendida aos agentes do Case/Cenip Arcoverde, com acompanhamento de gestores da unidade e de equipes da sede da Funase. “Conseguimos incluir, além dos novos convocados, 12 agentes que já atuavam na unidade. Eles estão recebendo uma capacitação em serviço em um novo padrão de uma escola corporativa conceituada como o Cefospe“, avalia a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários