Aberta em Juazeiro Exposição do 1º Acervo de Artes Visuais do VSF

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2024 às 21:35

Fotoarte: divulgação

Foi aberta ontem (1) no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), a Mostra ‘Sementes’ – a 1ª Exposição do 1º Acervo de Artes Visuais do Vale do São Francisco, promovida pelo grupo de pesquisa Têmpera, em parceria com o Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e os artistas doadores. A mostra ficará disponível para visitação durante três semanas, de terça-feira a domingo, das 9h às 22h.

Com curadoria da docente do Cartes, Flora Assumpção, a exposição conta com 80 obras de 34 artistas locais e de várias regiões do Brasil. Entre as diversas técnicas e linguagens artísticas da mostra, estão desenho a grafite e a carvão, gravura em metal, fotogravura, xilogravura, litogravura, gravura gyotaku, gravuras a laser, serigrafia, fotografias analógicas e digitais, esculturas em madeira e cerâmica, objetos de materiais e técnicas diversos, fotoperformances, pintura a óleo, guache, aquarela, nanquim, bordados, backlights e instalações sonoras, entre outros.

A mostra é um recorte do acervo de Artes Visuais que o grupo de pesquisa Têmpera vem construindo, a fim de viabilizar um museu universitário de Artes Visuais na região do Vale do São Francisco. Segundo Flora Assumpção, a exposição tem caráter formativo e informativo sobre as artes e a importância da institucionalização da arte e da cultura para os municípios.

Entendemos a importância deste equipamento cultural (museu universitário) como uma necessidade de institucionalização das artes para promover o crescimento da pesquisa em Artes na região, formar público para este campo do conhecimento e gerar empregos para artistas, agentes da cultura, ampliando seu acesso à cidadania básica, e a população em geral, bem como para o desenvolvimento social”, ressalta Flora.

A exposição integra a comemoração dos 20 anos da Univasf e é uma das propostas contempladas pela 10ª Convocatória Ocupe Seu Espaço da Secult Bahia, para o Centro de Cultura João Gilberto.

Têmpera

O grupo de pesquisa Têmpera é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como integrantes a pesquisadora líder Flora Assumpção e outros pesquisadores e docentes da Univasf, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Curtin University (Indonésia) e da Claremont School of Theology (EUA), além de orientandos de graduação e pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado. O grupo realiza diversas pesquisas na área de Artes Visuais e atua pela institucionalização das Artes Visuais na região do Vale do São Francisco. Mais informações estão disponíveis no site do grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. So os nutela chama o periodo de 64 de ditadura! Ditadura ta hoje, e pior, ditadura do judiciario, a pior…